Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantoro, Juan Colaço-
dc.date.accessioned2023-02-09T18:47:31Z-
dc.date.available2023-02-09T18:47:31Z-
dc.date.issued2023-01-17-
dc.identifier.citationSANTORO, Juan Colaço. Análise dos Trabalhos sobre Autismo do Ix Congresso Brasileiro de Educação Especial (2021). 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37138-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the papers published in the latest version of the IX Brazilian Congress of Special Education 2021, which deal with the subject of autism. More specifically, it aims to identify the objectives and main results of the published works; the regions where the published works were carried out; what they reveal in scientific terms, as well as the existing gaps. For this, an analysis of the scientific production published in the events' annaises was made. The main results show that 44 studies on autism were found, 36 of which were research and eight reports of experiences. The region where the highest rate of publication appears was in the southeast and later the south. We identified seven thematic areas: pedagogical practices, methods/methodologies, approaches and programs; family; technology; inclusion; literature review; schooling and training. In conclusion, we hope that this work will be accessible to researchers, to provide guidelines for new studies, and to teachers who are in everyday school life, because we hope that they, when working with autistic, seek science to support and subsidize them in their actions.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleAnálise dos trabalhos sobre autismo do IX Congresso Brasileiro de Educação Especial (2021)pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the papers on autism in the IX Brazilian Congress of Special Education (2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Sônia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Sônia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.contributor.referee2Nicolino, Aline da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0105114059435356pt_BR
dc.contributor.referee3Botelho, Rafael Guimarães-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8870540362781423pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7922917518968529pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar os trabalhos publicados na última versão do IX Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2021, que tratam sobre o tema autismo. Mais especificamente, visa identificar os objetivos e principais resultados dos trabalhos publicados; as regiões onde foram realizados os trabalhos publicados; o que eles revelam em termos científicos, assim como as lacunas existentes. Para isto, foi feita uma análise da produção científica publicada nos anais do evento. Os principais resultados mostram que foram encontrados 44 trabalhos sobre autismo, sendo 36 de pesquisa e oito relatos de experiências. A região onde aparece o maior índice de publicação foi a sudeste e, posteriormente, a sul. Identificamos sete áreas temáticas: práticas pedagógicas, métodos/metodologias, abordagens e programas; família; tecnologia; inclusão; revisão bibliográfica; escolarização e formação. Em conclusão, esperamos que este trabalho seja acessível aos pesquisadores, para dar diretrizes para novos estudos, e aos professores que estão no cotidiano escolar, pois esperamos que eles, ao trabalharem com os alunos autistas, procurem a ciência para ampará-los e subsidiá-los em suas ações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode128460008-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseTrabalhosAutismo.pdfTCC420.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons