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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37015
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8157-5102 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Classificação e hierarquização funcional da malha viária do município de Monte Carmelo – MG através da análise do modelo digital do terreno |
Autor: | Cunha Filho, Claudionei Pereira da |
Primer orientador: | Seabra, Luciany Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Silva, Mirna Karla Amorim da |
Segundo miembro de la banca: | Ferreira, Rafael Henrique |
Resumen: | O deslocamento da população de determinada cidade se dá por meio do sistema viário. É imprescindível que a malha viária desta seja bem organizada de forma que atenda às demandas de seus usuários. A hierarquização das vias auxilia o planejamento urbano racionalizando os deslocamentos, definindo as funções de cada via e adequando da melhor forma a circulação dos veículos e pedestres. O Planejamento urbano define a forma como os espaços devem ser ocupados e o planejamento do sistema viário visa adequar às necessidades de deslocamento dos usuários das vias. O Plano Diretor Municipal é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana e envolve o planejamento do sistema viário. A classificação de uma malha viária depende de duas variáveis principais: (i) declividade; e (ii) largura das vias. A declividade do terreno (i) exerce influência no desempenho operacional dos modos de transportes. A largura das vias (ii) exerce influência no nível de serviço e capacidade. A manipulação de um modelo digital de terreno, por meio do emprego de técnicas de geoprocessamento possibilita uma análise exploratória dos dados referentes à topografia local e largura das vias visando a classificação e hierarquização funcional da malha viária urbana do município de Monte Carmelo – MG. Foram consideradas as especificações técnicas dos manuais de projeto geométrico de vias estabelecidas pela AASHTO (2001) e DNIT (2010). O mapeamento das variáveis, bem como o cruzamento e sobreposição de tais informações resultam na classificação e hierarquização funcional de 573 vias inseridas no perímetro urbano, destas, 32 são classificadas como arteriais, comportando 05,58% do total, 152 como coletoras, comportando 26,53% do total, e 389 como locais, comportando 67,89% do total. |
Palabras clave: | Hierarquização viária Planejamento da mobilidade urbana Plano diretor |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA DE AGRIMENSURA CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA CARTOGRAFICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CUNHA FILHO, Claudionei Pereira da. Classificação e hierarquização funcional da malha viária do município de Monte Carmelo – MG através da análise do modelo digital do terreno. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37015 |
Fecha de defensa: | 31-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo) |
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