Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36997
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Variabilidade genética em genótipos de algodoeiro quanto à produtividade e qualidade de fibras
Autor(es): Junqueira, Rodrigo Troppmair
Primeiro orientador: Sousa, Larissa Barbosa de
Primeiro membro da banca: Cardoso, Daniel Bonifácio Oliveira
Segundo membro da banca: Fernandes, Gabriel Aragão
Resumo: A cultura do algodoeiro é de suma importância para a população mundial, sendo a fibra de algodão a principal utilizada pela indústria têxtil. Além da produtividade os produtores se preocupam com a qualidade da fibra produzida, pois é o que garante maior retorno financeiro. Isto ocorre porque a indústria têxtil exige padrões para a comercialização desta matéria-prima, que estão correlacionados ao valor de mercado da fibra. Deste modo, são realizadas avaliações quanto a qualidade da fibra que mensuram diversos aspectos, como comprimento, coloração, finura etc. Considerando isso, dentro de um programa de melhoramento de algodoeiro busca-se selecionar genótipos que reúnam as principais características intrínsecas da fibra desejadas pela indústria têxtil, associada com elevada produtividade. Para realizar a seleção de genótipos superiores é necessário gerar variabilidade e assim selecioná-los. A variabilidade é proveniente do cruzamento de indivíduos com características contrastantes e o estudo da variabilidade genética dos genótipos permitem orientar os cruzamentos a fim de alcançar maior variação no campo. Com isso este trabalho teve como objetivo analisar a variabilidade genética de 12 cultivares de algodão comercial quanto à aspectos da produtividade e qualidade de fibra. O experimento foi realizado na fazenda Capim Branco, em Uberlândia-MG, na safra 2020/2021. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com 4 repetições, foram realizadas avaliações quanto a produtividade do algodoeiro a partir da produção de algodão em caroço, produção de pluma, percentagem de fibra e peso médio dos capulhos, também foram avaliadas as características intrínsecas da fibra que caracterizam sua qualidade e valor de mercado com o auxílio do aparelho High Volume Instrument. Apenas percentagem de fibra e alongamento da fibra apresentam diferenças significativas entre os genótipos estudados. As demais características apresentam semelhanças significativas entre os genótipos. De maneira geral, todos os genótipos apresentaram médias de produtividade e qualidade de fibra que atende as exigências da indústria têxtil. Houve variabilidade genética somente para as percentagens de fibra e alongamento de fibra. Somente o genótipo BRS 430 B2RF apresentou elevada resistência ao alongamento. Para as demais características não houve variabilidade genéticas entre os genótipos estudados e todos apresentam-se dentro do padrão comercial.
Palavras-chave: Cotonicultura
Produção
Fibra vegetal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: JUNQUEIRA, Rodrigo Troppmair. Variabilidade genética em genótipos de algodoeiro quanto à produtividade e qualidade de fibras. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36997
Data de defesa: 16-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VariabilidadeGenéticaGenótipos.pdf390.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.