Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36933
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9783-667X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino da controladoria e a atuação prática do Controller
Título(s) alternativo(s): Teaching controllership and the practical performance of the Controller
Autor(es): Niza, João Victor Silva
Primeiro orientador: Leal, Edvalda Araújo
Primeiro membro da banca: Blind Review, Blind Review
Segundo membro da banca: Blind Review, Blind Review
Resumo: O presente estudo busca identificar os conteúdos propostos nas ementas das disciplinas de Controladoria oferecidas pelas instituições de ensino superior públicas (IES) do estado de Minas Gerais, bem como verificar se esses conteúdos atendem às atribuições requeridas do controller nas empresas. A classificação da pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa e os procedimentos foram documental e o levantamento com a aplicação de questionários. A coleta de dados foi dividida em duas etapas, a primeira em uma pesquisa documental dos projetos pedagógicos e fichas das disciplinas para verificar o conteúdo proposto nas ementas e na segunda etapa, foi aplicado um questionário aos controllers a fim de identificar a percepção do controller em relação ao ensino da Controladoria nas IES. Os resultados obtidos a partir da análise do conteúdo programático demonstraram a oferta e obrigatoriedade da disciplina em todas as IES analisadas. A aplicação do questionário evidenciou que a disciplina de controladoria carece de aspectos sociais, ambientais e comportamentais e foi destacada a falta de diálogo com a prática. A partir das análises, conclui-se que a relação entre a relevância do conteúdo programático de controladoria com a adoção prática não é significativa, sendo necessárias qualificação complementar e vivência prática para atuação do contador na Controladoria.
Abstract: The present study seeks to identify the contents proposed in the syllabi of Controllership disciplines offered by public higher education institutions (HEIs) in the state of Minas Gerais, as well as to verify whether these contents meet the required attributions of the controller in companies. The classification of the research is descriptive, with a qualitative approach and the procedures were documentary and the survey with the application of questionnaires. Data collection was divided into two stages, the first in a documentary research of the pedagogical projects and course files to verify the content proposed in the menus and in the second stage, a questionnaire was applied to the controllers in order to identify the controller's perception in in relation to the teaching of Controllership in HEIs. The results obtained from the analysis of the syllabus demonstrated the offer and mandatory nature of the discipline in all analyzed HEIs. The application of the questionnaire showed that the discipline of controllership lacks social, environmental and behavioral aspects and the lack of dialogue with practice was highlighted. From the analyses, it is concluded that the relationship between the relevance of the controllership syllabus with the practical adoption is not significant, requiring additional qualification and practical experience for the accountant to work in Controllership.
Palavras-chave: Controladoria
Controller
Ensino
Controllership
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NIZA, João Victor Silva. Ensino da controladoria e a atuação prática do controller. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis ) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36933
Data de defesa: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoControladoriaAtuação.pdf510.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons