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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Comércio eletrônico e sistemas de recomendações de produtos: A influência sob o consumidor universitário
Título (s) alternativo (s): E-commerce and product recommendation systems: The influence on university consumers.
Autor: Moraes, Carolina Hadassa
Primer orientador: Marcolin, Carla Bonato
Primer miembro de la banca: Paula, Verônica Angélica Freitas de
Segundo miembro de la banca: Domingos, Jean Carlos
Resumen: Com o rápido crescimento das tecnologias de informação e comunicação, o mercado digital cresce de forma similar e através dessa evolução o comportamento do consumidor vem se transformando e adaptando-se. Dessa forma, cada vez mais organizações tem manifestado desejo de investir nas vendas online e em ferramentas inteligentes utilizadas para influenciar o consumidor no meio digital. Em virtude disso, esse trabalho tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor universitário durante as compras online, bem como a sua consciência sobre os sistemas de recomendações de produtos inseridos no comercio eletrônico, buscando responder se as recomendações feitas a esse público estão sendo efetivas a ponto de influenciar o processo de compra. Visando o alcance deste objetivo, foi elaborado, em um primeiro momento, um questionário online respondido por 102 estudantes universitários que utilizam do comercio eletrônico para fazer compras. Posteriormente, foi feito uma pequena entrevista que visa complementar com mais informações as respostas obtidas no questionário anterior. O tipo de pesquisa utilizado é de natureza exploratória descritiva, na qual utiliza-se a abordagem qualitativa, juntamente com o método indutivo, para analisar criticamente os dados obtidos. Ao analisar as informações, foi inferido que o público universitário possui uma alta percepção das recomendações de produtos utilizados pelo comércio eletrônico, porém existe uma certa resistência para adicionar estes ao carrinho de compras, principalmente a respeito dos artigos complementares. A única influencia moderadamente efetiva foi observada pelo público feminino, que possuem preferência de compra por itens similares.
Abstract: With the rapid growth of information and communication technologies, the digital Market grows exponentially and through this evolution, consumer behavior has been transforming and adapting. In this way, more and more organizations have expressed a desire to invest in online sales and in intelligent tools used to influence consumers in the digital environment. As a result, this work aims to understand the behavior of university consumers during online shopping as well as their awareness of product recommendation systems inserted in electronic commerce, seeking to answer whether the recommendations made to this public are being effective to the point of influencing the purchase process. Aiming at achieving this objective, an online questionnaire was initially prepared, answered by 102 university students who use electronic commerce to shop. Subsequently, a short interview was carried out in order to complement the answers obtained from the previous questionnaire with more information. The type of research used is exploratory and descriptive in nature, in which qualitative approach is used, along with the inductive method, to critically analyze the data obtained. When analyzing the information, it was inferred that the university public has a high perception of product recommendations used by e-commerce, but there is some resistance to adding these to the shopping cart, especially regarding complementary items. The only moderately effective influence was observed by the female audience, who have a purchasing preference for similar items.
Palabras clave: Comércio eletrônico
Sistema de recomendação de produtos
Consumidor universitário
Comportamento do Consumidor
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MORAES, Carolina Hadassa. Comércio eletrônico e sistemas de recomendações de produtos: A influência sob o consumidor universitário. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36901
Fecha de defensa: 25-ene-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

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