Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Carolina Hadassa-
dc.date.accessioned2023-02-01T18:36:29Z-
dc.date.available2023-02-01T18:36:29Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.identifier.citationMORAES, Carolina Hadassa. Comércio eletrônico e sistemas de recomendações de produtos: A influência sob o consumidor universitário. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36901-
dc.description.abstractWith the rapid growth of information and communication technologies, the digital Market grows exponentially and through this evolution, consumer behavior has been transforming and adapting. In this way, more and more organizations have expressed a desire to invest in online sales and in intelligent tools used to influence consumers in the digital environment. As a result, this work aims to understand the behavior of university consumers during online shopping as well as their awareness of product recommendation systems inserted in electronic commerce, seeking to answer whether the recommendations made to this public are being effective to the point of influencing the purchase process. Aiming at achieving this objective, an online questionnaire was initially prepared, answered by 102 university students who use electronic commerce to shop. Subsequently, a short interview was carried out in order to complement the answers obtained from the previous questionnaire with more information. The type of research used is exploratory and descriptive in nature, in which qualitative approach is used, along with the inductive method, to critically analyze the data obtained. When analyzing the information, it was inferred that the university public has a high perception of product recommendations used by e-commerce, but there is some resistance to adding these to the shopping cart, especially regarding complementary items. The only moderately effective influence was observed by the female audience, who have a purchasing preference for similar items.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectSistema de recomendação de produtospt_BR
dc.subjectConsumidor universitáriopt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.titleComércio eletrônico e sistemas de recomendações de produtos: A influência sob o consumidor universitáriopt_BR
dc.title.alternativeE-commerce and product recommendation systems: The influence on university consumers.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcolin, Carla Bonato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3648130183559806pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Verônica Angélica Freitas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.contributor.referee2Domingos, Jean Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9985076462998501pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3307807574812661pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom o rápido crescimento das tecnologias de informação e comunicação, o mercado digital cresce de forma similar e através dessa evolução o comportamento do consumidor vem se transformando e adaptando-se. Dessa forma, cada vez mais organizações tem manifestado desejo de investir nas vendas online e em ferramentas inteligentes utilizadas para influenciar o consumidor no meio digital. Em virtude disso, esse trabalho tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor universitário durante as compras online, bem como a sua consciência sobre os sistemas de recomendações de produtos inseridos no comercio eletrônico, buscando responder se as recomendações feitas a esse público estão sendo efetivas a ponto de influenciar o processo de compra. Visando o alcance deste objetivo, foi elaborado, em um primeiro momento, um questionário online respondido por 102 estudantes universitários que utilizam do comercio eletrônico para fazer compras. Posteriormente, foi feito uma pequena entrevista que visa complementar com mais informações as respostas obtidas no questionário anterior. O tipo de pesquisa utilizado é de natureza exploratória descritiva, na qual utiliza-se a abordagem qualitativa, juntamente com o método indutivo, para analisar criticamente os dados obtidos. Ao analisar as informações, foi inferido que o público universitário possui uma alta percepção das recomendações de produtos utilizados pelo comércio eletrônico, porém existe uma certa resistência para adicionar estes ao carrinho de compras, principalmente a respeito dos artigos complementares. A única influencia moderadamente efetiva foi observada pelo público feminino, que possuem preferência de compra por itens similares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComércioEletrônicoSistemas.pdf551.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons