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dc.creatorPereira, Bruna Souza-
dc.date.accessioned2023-01-26T14:03:17Z-
dc.date.available2023-01-26T14:03:17Z-
dc.date.issued2023-01-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Bruna Souza. Análise da conformidade do comércio de alimentos infantis em websites de fabricantes e supermercados no Brasil. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36815-
dc.description.abstractAbstract Objective: To verify the compliance of the marketing of food products for young children and the presence of marketing strategies on the websites of baby food manufacturers and supermarket chains in Brazil. Methods: Cross-sectional study carried out based on the analysis of data on the marketing of food products for young children on four websites of infant food manufacturers and nineteen websites of supermarket chains. Online sales compliance was analyzed as recommended by Law No. 11265/2006 (NBCAL). The main points analyzed were the presence of the warning phrase from the Ministry of Health in a visible and highlighted way for early childhood infant formula, milk and transitional foods, presence of persuasive phrases, pop-ups, illustrations and promotions such as price discount , coupons, gifts and tie-in sales. The verified attributes were categorized and described in absolute and relative frequencies. Results: We verified that in 84% of the supermarkets there were non-conformities according to the NBCAL, the main one being the presence of price discounts without the warning phrases on the products.The food categories that most presented these inconsistencies were transitional foods, including juices, baby food, purees and cereals (4%), milk (3.6%) and follow-up formulas for young children (1.8%). On the manufacturers' websites, the absence of the warning phrase for transitional foods and the use of images of children associated with products that are prohibited was verified. The brand with the highest percentage of non-compliance was Nestlé® in the category of follow-up formulas for infants (60.9%), milk (33.8%) and transitional foods (44.8%). Conclusion: Nonconformities in the marketing of food products for young children are also present in the digital environment, the main one being the price discount in the absence of the warning phrase. Keywords: Breastfeeding. Infant formulas. Breast-Milk Substitutes. Children's food. Marketing. Food advertising.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectFórmulas infantispt_BR
dc.subjectSubstitutos do leite humanopt_BR
dc.subjectAlimentos infantispt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPublicidade de alimentospt_BR
dc.titleAnálise da conformidade do comércio de alimentos infantis em websites de fabricantes e supermercados no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Ana Elisa Madalena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256988624383740pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luciana Saraiva da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289479620415641pt_BR
dc.contributor.referee2Roumão, Rejane Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088785140075242pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7175498982716514pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Objetivo: Verificar a conformidade da comercialização de produtos alimentares para crianças de primeira infância e a presença de estratégias de marketing nos websites de fabricantes de alimentos infantis e redes de supermercados no Brasil. Métodos: Estudo transversal realizado a partir da análise dos dados de comercialização de produtos alimentares para crianças de primeira infância em quatro sites de fabricantes de alimentos infantis e dezenove sites de redes de supermercados. A conformidade da venda online foi analisada conforme preconizado pela Lei nº 11265/2006 (NBCAL). Os principais pontos analisados foram presença da frase de advertência do Ministério da Saúde de forma visível e em destaque para fórmula infantil de primeira infância, leites e alimentos de transição, presença de frases persuasivas, pop-ups, ilustrações e promoções do tipo desconto no preço, cupons, brindes e venda casada. Os atributos verificados foram categorizados e descritos em frequências absoluta e relativa. Resultados: Verificamos que em 84% dos supermercados havia inconformidades de acordo com a NBCAL sendo que a principal era a presença de desconto de preço sem as frases advertências nos produtos. As categorias de alimentos que mais apresentaram essas incoerências foram os alimentos de transição, incluindo suquinhos, papinhas, purês e cereais (4%), leites (3,6%) e fórmulas de seguimento para crianças de primeira infância (1,8%). Nos sites dos fabricantes, foi verificada ausência da frase de advertência para os alimentos de transição e uso de imagens de criança associado com produtos que são proibidos. A marca com maior percentual de inconformidade foi a Nestlé® na categoria de fórmulas de seguimento para crianças de primeira infância (60,9%), leites (33,8%) e alimentos de transição (44,8%). Conclusão: As inconformidades na comercialização dos produtos alimentares para crianças de primeira infância também estão presentes no ambiente digital, sendo a principal o desconto de preço na ausência da frase de advertência. Palavras-chave: Aleitamento materno. Fórmulas infantis. Substitutos do leite humano. Alimentos infantis. Marketing. Publicidade de alimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseNutriçãopt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode127444949-
Appears in Collections:TCC - Nutrição

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