Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAragão, Nara Lícia de Souza Maia de-
dc.date.accessioned2023-01-23T13:32:59Z-
dc.date.available2023-01-23T13:32:59Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationARAGÃO, Nara Lícia de Souza Maia. Fortalecimento da identidade do enfermeiro-professor: desafios da formação e docência. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem/Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36778-
dc.description.abstractIntroduction The Nurse-Teacher’s role has expanded over time. However, there are not enough scientific studies that discuss the training of this professional and the strengthening of his identity in this working field. There is also a deficit in the proposal of guiding actions as well as public policies for his training. Objective: To discuss the training of the Nurse-Teacher who works in Nursing Courses aimed at facing current challenges, as well as changes in the role of this professional. Method: This is a bibliographic and documental review study with a survey in the Lattes curricula of teachers of a public professional high school on Nursing in Minas Gerais-Brazil, carried out between February and April 2022.Results: The state of the art has shown the changes in the training process of the nurse as well as the challenges teaching brings. The document analysis showed a teacher training with the predominance of specific knowledge in the field of health sciences and, as a consequence, the low training investment in theories and didactic-pedagogical practices, demonstrating the lack of teaching articulation for professional education and assistance in an integrated and balanced way. Conclusion: Strengthening the Nurse-Teacher’s identity, as well as his training process, confirms the role of health and education and avoids setbacks in these public policies. New researches and publications are necessary, as well as the strengthening of the already existing public policies in this area in order to motivate undergraduate and graduate Nursing students so that they can assume these spaces in the working field.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectDocentes de Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectNursing teacherspt_BR
dc.subjectNursing educationpt_BR
dc.titleFortalecimento da identidade do enfermeiro-professor: desafios da formação e docênciapt_BR
dc.title.alternativeStrengthening the nurse-teacher identity: training challenges and teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Priscila Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4411983E1&tokenCaptchar=03AD1IbLBATyrw9UuJvULnC-sb3kc9vLae0XKVuVoezX8bjdVIGSDvINeRENlenwZwr0KRlYQ90emgN6rRa_Gdl_mfXE0fx8BAotW9ovjY3cVlJ8uR69DSAwvVh3-a6qdI0oCcCT1jBreA9zI02EU6sV5fOFj8PUPjbtZLRp-v7Y0_0IFMGApdwQrIXF_hUoYwWbIT6EHAO8j1hv7O6-wMXa83f01J16U2vl8mbPGOznakV7mPejav1MEGrgl5-aCw1bQoWUeysnB9GLbCyWVI5-ckPuDVXnL0rS96e8fC0rsutYNT0n2t5MdO9nnbqAowBQ7qxrCFCVN67va-9awnIVW2HNsSBzNz1phRLwBO4766xn05v2ujQBcMhBWi6-BZihZloJKsVRPDCsyUnAJaJwYfEnDFt3-hg875W3P2pJrt0w2c2LzlDXqJAdE94dIWRxNFgSsZflIvJWkyEtLAAodrKaSw5wxFwkBc7xbVBfSzM_gpzpLJSQtwYLgdoXPPk7OcuO59enoCFOpDA8zqvzdEaHww3lNblwpt_BR
dc.contributor.referee1Asnis, Valeria Peres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Mourão, Marisa Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução Ao longo do tempo o Enfermeiro – Professor teve seu papel ampliado. No entanto, há escassez de publicações que discutam a formação deste profissional e o fortalecimento da sua identidade neste campo de atuação. Também há déficit na propositura de ações norteadoras bem como políticas públicas para sua formação. Objetivo: Discutir a formação do Enfermeiro-Professor que atua nos cursos de enfermagem, tendo em vista os desafios enfrentados na atualidade, bem como as mudanças no papel deste profissional. Método: Trata-se de um estudo de revisão da literatura e documental, com levantamento no currículo Lattes dos docentes de uma escola pública de ensino médio profissionalizante em enfermagem no estado de Minas Gerais - Brasil, realizado entre os meses de fevereiro a abril de 2022. Resultados: O estado da arte mostrou as mudanças no processo de formação do enfermeiro, bem como os desafios de sua atuação. A análise documental demostrou uma formação docente com predomínio em conhecimentos específicos no campo de ciências da saúde e, consequentemente, o baixo investimento formativo em teorias e práticas didático-pedagógicas, o que mostra a carência da articulação docência para a educação profissional e assistência, de forma integrada e equilibrada. Conclusão: Fortalecer a identidade do Enfermeiro - Professor, bem como seu processo formativo, reafirma o papel da saúde e educação e evita retrocessos nestas políticas públicas. Há necessidade de novas pesquisas e publicações, assim como o fortalecimento das políticas já existentes nesta área, para que haja um estímulo dos estudantes e egressos dos cursos de enfermagem para também assumirem estes espaços no campo de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsaguarda publicaçãopt_BR
dc.orcid.putcode127200975-
dc.description.embargo2024-08-09-
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FortalecimentoIdentidadeEnfermeiro.pdf274.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.