Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36778
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3748-3275 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2024-08-09 |
Título: | Fortalecimento da identidade do enfermeiro-professor: desafios da formação e docência |
Título (s) alternativo (s): | Strengthening the nurse-teacher identity: training challenges and teaching |
Autor: | Aragão, Nara Lícia de Souza Maia de |
Primer orientador: | Cardoso, Priscila Alvarenga |
Primer miembro de la banca: | Asnis, Valeria Peres |
Segundo miembro de la banca: | Mourão, Marisa Pinheiro |
Resumen: | Introdução Ao longo do tempo o Enfermeiro – Professor teve seu papel ampliado. No entanto, há escassez de publicações que discutam a formação deste profissional e o fortalecimento da sua identidade neste campo de atuação. Também há déficit na propositura de ações norteadoras bem como políticas públicas para sua formação. Objetivo: Discutir a formação do Enfermeiro-Professor que atua nos cursos de enfermagem, tendo em vista os desafios enfrentados na atualidade, bem como as mudanças no papel deste profissional. Método: Trata-se de um estudo de revisão da literatura e documental, com levantamento no currículo Lattes dos docentes de uma escola pública de ensino médio profissionalizante em enfermagem no estado de Minas Gerais - Brasil, realizado entre os meses de fevereiro a abril de 2022. Resultados: O estado da arte mostrou as mudanças no processo de formação do enfermeiro, bem como os desafios de sua atuação. A análise documental demostrou uma formação docente com predomínio em conhecimentos específicos no campo de ciências da saúde e, consequentemente, o baixo investimento formativo em teorias e práticas didático-pedagógicas, o que mostra a carência da articulação docência para a educação profissional e assistência, de forma integrada e equilibrada. Conclusão: Fortalecer a identidade do Enfermeiro - Professor, bem como seu processo formativo, reafirma o papel da saúde e educação e evita retrocessos nestas políticas públicas. Há necessidade de novas pesquisas e publicações, assim como o fortalecimento das políticas já existentes nesta área, para que haja um estímulo dos estudantes e egressos dos cursos de enfermagem para também assumirem estes espaços no campo de trabalho. |
Abstract: | Introduction The Nurse-Teacher’s role has expanded over time. However, there are not enough scientific studies that discuss the training of this professional and the strengthening of his identity in this working field. There is also a deficit in the proposal of guiding actions as well as public policies for his training. Objective: To discuss the training of the Nurse-Teacher who works in Nursing Courses aimed at facing current challenges, as well as changes in the role of this professional. Method: This is a bibliographic and documental review study with a survey in the Lattes curricula of teachers of a public professional high school on Nursing in Minas Gerais-Brazil, carried out between February and April 2022.Results: The state of the art has shown the changes in the training process of the nurse as well as the challenges teaching brings. The document analysis showed a teacher training with the predominance of specific knowledge in the field of health sciences and, as a consequence, the low training investment in theories and didactic-pedagogical practices, demonstrating the lack of teaching articulation for professional education and assistance in an integrated and balanced way. Conclusion: Strengthening the Nurse-Teacher’s identity, as well as his training process, confirms the role of health and education and avoids setbacks in these public policies. New researches and publications are necessary, as well as the strengthening of the already existing public policies in this area in order to motivate undergraduate and graduate Nursing students so that they can assume these spaces in the working field. |
Palabras clave: | Enfermagem Docentes de Enfermagem Educação em Enfermagem Nursing Nursing teachers Nursing education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ARAGÃO, Nara Lícia de Souza Maia. Fortalecimento da identidade do enfermeiro-professor: desafios da formação e docência. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem/Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36778 |
Fecha de defensa: | 9-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FortalecimentoIdentidadeEnfermeiro.pdf | 274.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.