Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36773
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4293-873X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Crianças, infâncias e avaliação formativa: o que dizem as pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional – Gepae/UFU
Título(s) alternativo(s): Children, childhood and formative assessment: what the research developed in the Group of Studies and Research in Educational Assessment Say - gepae/UFU
Autor(es): Rodrigues, Mara Cristina Oliveira
Primeiro orientador: Cunha, Myrtes Dias da
Primeiro membro da banca: Mendes, Olenir Maria
Segundo membro da banca: Barcelos, Tânia Maia
Resumo: Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e aborda o trabalho realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepae/UFU), voltando-se especialmente para apreender concepções de crianças, de infâncias e de avaliação formativa nas pesquisas de Mestrado e Doutorado desenvolvidas nesse Grupo. A partir desse propósito foi possível tecer o seguinte questionamento: o que pesquisas, especialmente os trabalhos de Mestrado e Doutorado, produzidas no âmbito do Gepae/UFU têm discutido sobre crianças, sobre infâncias e sobre avaliação formativa? Com base nessa questão, o objetivo geral foi estudar as pesquisas, especialmente no âmbito de Mestrado e de Doutorado, produzidas pelo Gepae/UFU e analisar como esse Grupo se posiciona sobre crianças, sobre infâncias e sobre avaliação formativa. Considerando esse propósito principal, pretendeu-se também descrever a história do Gepae/UFU; realizar um levantamento geral sobre a produção do Gepae/UFU; selecionar os trabalhos de Mestrado e Doutorado realizados pelos componentes do Grupo para analisar suas concepções e seus posicionamentos sobre crianças, sobre infâncias e sobre avaliação formativa; além de analisar as contribuições dessas pesquisas para o trabalho com as crianças, com infâncias e com avaliação formativa. A presente investigação fundamenta-se em uma perspectiva que enfatiza a produção do conhecimento como processo histórico objetivo e subjetivo, descritivo e interpretativo e materializou-se por meio da realização de um trabalho bibliográfico. Nossa análise permitiu concluir que o conceito de avaliação é predominante nas investigações desenvolvidas no Gepae/UFU, demonstrando o compromisso do Grupo com essa temática. Além disso, também foi possível constatar que o estudo da avaliação está voltado para a concepção da avaliação formativa e que as pesquisas centraram-se em três temáticas: concepções de avaliação e práxis avaliativa formativa, avaliação externa e processos avaliativos formais e informais. Desse modo, essas pesquisas buscaram analisar, identificar e compreender concepções e práticas avaliativas vigentes em escolas públicas e na universidade, bem como a avaliação externa tem impactado a organização do trabalho pedagógico e a avaliação desenvolvida em escolas públicas. Ademais, o foco dessas pesquisas está direcionado para as professoras e/ou professores e estudantes. Cabe destacar o cuidado com a linguagem e a representação de gênero nas produções desenvolvidas no Gepae/UFU. Os dados analisados também permitem afirmar que esse Grupo considera que a avaliação formativa contribui com o processo educacional desenvolvido nas escolas, já que essa avaliação se assenta em princípios que oportunizam aos estudantes e professores construírem avanços e também informa sobre os limites do trabalho realizado e sobre as possibilidades para se redirecionar o trabalho pedagógico. O termo “crianças” é mencionado de maneira explícita em apenas uma pesquisa, entretanto, identificou-se a presença desse termo, de maneira secundária, no corpo de outros estudos. Essas pesquisas fazem menção às crianças como sujeitos de direito, sujeito que possuem saberes e experiências; entretanto não figuram como sujeitos nas pesquisas. Já o termo “infância” ou “infâncias” aparece também de maneira secundária nas pesquisas. Diante do exposto, pode-se destacar que o Gepae/UFU apresenta importantes concepções e apontamentos com relação à avaliação formativa, a qualidade da Educação socialmente referenciada e a defesa da escola pública.
Abstract: This dissertation is linked to the research line Knowledge and Educational Practices, of the Graduate Program in Education (PPGED), of the Federal University of Uberlândia (UFU) and addresses the work carried out by the Group of Studies and Research in Educational Assessment (Gepae/UFU), focusing especially on understanding conceptions of children, childhood and formative evaluation in Master's and Doctoral research developed in this Group. Based on this purpose, it was possible to raise the following question: what researches, especially Master's and Doctoral works, produced within the scope of Gepae/UFU, have discussed about children, childhood and formative evaluation? Based on this question, the general objective was to study the research, especially in the Master's and Doctoral scopes, produced by Gepae/UFU and to analyze how this Group positions itself on children, childhood and formative evaluation. Considering this main purpose, it was also intended to describe the history of Gepae/UFU; carry out a general survey on the production of Gepae/UFU; to select the Master's and Doctoral works carried out by the Group's components to analyze their conceptions and positions on children, childhood and formative evaluation; in addition to analyzing the contributions of these researches to the work with children, with childhoods and with formative evaluation. The present investigation is based on a perspective that emphasizes the production of knowledge as an objective and subjective, descriptive and interpretive historical process and materialized through the accomplishment of a bibliographic work. Our analysis allowed us to conclude that the concept of evaluation is predominant in the investigations developed at Gepae/UFU, demonstrating the commitment of this Group to the theme. In addition, it was also possible to verify that the study of evaluation is focused on the design of formative evaluation and that the research focused on three themes: conceptions of evaluation and formative evaluative praxis, external evaluation and formal and informal evaluation processes. In this way, these researches sought to analyze, identify and understand evaluation conceptions and practices in force in public schools and at the university, as well as external evaluation has impacted the organization of pedagogical work and the evaluation developed in public schools. In addition, the focus of these researches is directed towards teachers and/or professors and students. It is worth noting the care with language and gender representation in the productions developed at Gepae/UFU. The analyzed data also allow us to affirm that this Group considers that formative evaluation contributes to the educational process developed in schools, since this assessment is based on principles that allow students and teachers to make progress and also informs about the limits of the work carried out and about possibilities to redirect the pedagogical work. The term “children” is mentioned explicitly in only one research, however, the presence of this term was identified, in a secondary way, in the body of other studies. These researches mention children as subjects of law, subjects who have knowledge and experiences; however, they do not appear as subjects in the research. The term “childhood” or “childhoods” also appears in a secondary way in the surveys. In view of the above, it can be highlighted that Gepae/UFU presents important concepts and notes regarding formative assessment, the quality of socially referenced Education and the defense of public schools.
Palavras-chave: crianças
infâncias
avaliação formativa
grupo de estudos e pesquisas
children
childhoods
formative evaluation
Group of Studies and Research
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Avaliação educacional
Pesquisa bibliográfica
Estudos em grupo
Escolas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: RODRIGUES, Mara Cristina Oliveira. Crianças, infâncias e avaliação formativa: o que dizem as pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional – Gepae/UFU. 2022. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5083
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5083
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36773
Data de defesa: 23-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CriançasInfânciasAvaliação.pdfDissertação6.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.