Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36769
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8524-2196 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Fecha de embargo: | 2022-04-29 |
Título: | Conexões entre afeto e autismo: perspectivas teórico-metodológicas do modelo de intervenção dir/floortime |
Título (s) alternativo (s): | CONNECTIONS BETWEEN AFFECT AND AUTISM: theoretical-methodological perspectives of the DIR/Floortime intervention model CONEXIONES ENTRE AFECTO Y AUTISMO: perspectivas teórico-metodológicas del modelo de intervención DIR/Floortime |
Autor: | Martins, Maria Paula Dutra |
Primer orientador: | Paravidini, João Luiz Leitão |
Primer miembro de la banca: | Galvão, Flávia |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Juliana Martins |
Resumen: | A Psicologia do Desenvolvimento Humano destaca a importância da dimensão afetiva para a consolidação das mais importantes habilidades humanas. Esta abordagem compreende que no Transtorno do Espectro Autista (TEA) um déficit na capacidade de conexão afetiva antecede os sintomas característicos dos critérios de diagnóstico. Dentre os modelos interventivos que atuam sobre este déficit afetivo primário se destaca o DIR/Floortime. Apesar deste programa já ter se consolidado no campo internacional, ele ainda é emergente nas produções científicas brasileiras, tornando-o pouco conhecido e de difícil acesso. As poucas produções existentes sobre o modelo apresentam críticas que carecem de respostas fundamentadas. O objetivo deste trabalho é compreender o papel do afeto para intervenção clínica no Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir do modelo DIR/Floortime. A metodologia envolveu a revisão bibliográfica narrativa para fundamentação teórica. Foi possível verificar que o afeto ocupa um papel central no DIR/Floortime, sendo a base para a explicação quanto à gênese do autismo, para a construção teórica do programa de intervenção e para fundamentar a prática dos profissionais. |
Abstract: | The Psychology of Human Development highlights the importance of the affective dimension for the consolidation of the most important human abilities. This approach understands that in Autism Spectrum Disorder (ASD) a deficit in the capacity for affective connection precedes the symptoms characteristic of the diagnostic criteria. Among the intervention models that act on this primary deficit, the DIR/Floortime stands out. Although this program has already been consolidated in the international field, it is still emerging in Brazilian scientific production, making it less known and accessible. The few existing productions on the model present criticisms that lack reasoned answers. The objective of this work is to understand the role of affection for clinical intervention in Autism Spectrum Disorder (ASD) from the DIR/Floortime model perspective. The methodology involved a narrative bibliographic review for theoretical foundation. It was possible to verify that affection occupies a central role in the DIR/Floortime, being the basis for the explanation regarding the genesis of autism, for the theoretical construction of the intervention program and to support the practice of professionals. |
Palabras clave: | Desenvolvimento infantil Autismo intervenção precoce DIR/floortime DIR Floortime Autism Early intervention Child development |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::DISTURBIOS DA LINGUAGEM CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::NEUROLOGIA CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::ANATOMIA PATOLOGICA E PATOLOGIA CLINICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MARTINS, Maria Paula Dutra. Conexões entre afeto e autismo. 2022. 44. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36769 |
Fecha de defensa: | 29-abr-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConexõesEntreAfeto.pdf | TCC | 363.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ConexõesEntreAfeto.pdf | TCC | 383.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons