Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Maria Paula Dutra-
dc.date.accessioned2023-01-20T16:48:19Z-
dc.date.available2023-01-20T16:48:19Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationMARTINS, Maria Paula Dutra. Conexões entre afeto e autismo. 2022. 44. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36769-
dc.description.abstractThe Psychology of Human Development highlights the importance of the affective dimension for the consolidation of the most important human abilities. This approach understands that in Autism Spectrum Disorder (ASD) a deficit in the capacity for affective connection precedes the symptoms characteristic of the diagnostic criteria. Among the intervention models that act on this primary deficit, the DIR/Floortime stands out. Although this program has already been consolidated in the international field, it is still emerging in Brazilian scientific production, making it less known and accessible. The few existing productions on the model present criticisms that lack reasoned answers. The objective of this work is to understand the role of affection for clinical intervention in Autism Spectrum Disorder (ASD) from the DIR/Floortime model perspective. The methodology involved a narrative bibliographic review for theoretical foundation. It was possible to verify that affection occupies a central role in the DIR/Floortime, being the basis for the explanation regarding the genesis of autism, for the theoretical construction of the intervention program and to support the practice of professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectintervenção precocept_BR
dc.subjectDIR/floortimept_BR
dc.subjectDIRpt_BR
dc.subjectFloortimept_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectEarly interventionpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleConexões entre afeto e autismo: perspectivas teórico-metodológicas do modelo de intervenção dir/floortimept_BR
dc.title.alternativeCONNECTIONS BETWEEN AFFECT AND AUTISM: theoretical-methodological perspectives of the DIR/Floortime intervention modelpt_BR
dc.title.alternativeCONEXIONES ENTRE AFECTO Y AUTISMO: perspectivas teórico-metodológicas del modelo de intervención DIR/Floortimept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paravidini, João Luiz Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972943414602000pt_BR
dc.contributor.referee1Galvão, Flávia-
dc.contributor.referee1Lattesnão se aplicapt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Juliana Martins-
dc.contributor.referee2Lattesnão se aplicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3558000739105499pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Psicologia do Desenvolvimento Humano destaca a importância da dimensão afetiva para a consolidação das mais importantes habilidades humanas. Esta abordagem compreende que no Transtorno do Espectro Autista (TEA) um déficit na capacidade de conexão afetiva antecede os sintomas característicos dos critérios de diagnóstico. Dentre os modelos interventivos que atuam sobre este déficit afetivo primário se destaca o DIR/Floortime. Apesar deste programa já ter se consolidado no campo internacional, ele ainda é emergente nas produções científicas brasileiras, tornando-o pouco conhecido e de difícil acesso. As poucas produções existentes sobre o modelo apresentam críticas que carecem de respostas fundamentadas. O objetivo deste trabalho é compreender o papel do afeto para intervenção clínica no Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir do modelo DIR/Floortime. A metodologia envolveu a revisão bibliográfica narrativa para fundamentação teórica. Foi possível verificar que o afeto ocupa um papel central no DIR/Floortime, sendo a base para a explicação quanto à gênese do autismo, para a construção teórica do programa de intervenção e para fundamentar a prática dos profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::DISTURBIOS DA LINGUAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::NEUROLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::ANATOMIA PATOLOGICA E PATOLOGIA CLINICApt_BR
dc.orcid.putcode127019478-
dc.description.embargo2022-04-29-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConexõesEntreAfeto.pdfTCC363.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ConexõesEntreAfeto.pdfTCC383.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons