Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36746
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3347-0087 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação ambiental nas aulas de ciências da natureza na modalidade EJA: enfoque no uso doméstico de produtos químicos e o impacto ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Environmental education in nature science classes in EJA mode: focus on domestic use of chemical products and environmental impact |
Autor(es): | Lins, Natana da Silva |
Primeiro orientador: | Araújo, Aracy Alves de |
Primeiro coorientador: | Silva, Claudionor Ribeiro da |
Primeiro membro da banca: | Canobre, Sheila Cristina |
Segundo membro da banca: | Silva, Edvania Gomes de Assis |
Resumo: | Os impactos gerados pela aquisição, manuseio e rejeitos de substâncias tóxicas têm gerado, no decorrer da História do Brasil, uma série de acidentes que poderiam ter sido evitados. É importante que o sistema público de ensino básico seja um dos atores da promoção de educação em segurança no âmbito geral, principalmente no ambiente doméstico. Só o conhecimento das periculosidades e das maneiras preventivas para a manipulação desses produtos pode assegurar que as pessoas não façam uso indevido de componentes químicos danosos para todos os entes do meio ambiente. É nesse contexto que surge o problema desse estudo: mediante a relação que se delineia entre desinformação e o manuseio de produtos químicos, como as aulas de Ciências da Natureza, com vistas para uma abordagem sobre toxicidade e educação ambiental, podem ser desenvolvidas e como isso impactaria na percepção ambiental dos discentes da EJA? Para responder a esse problema de pesquisa, propõe-se como objetivo geral fazer o diagnóstico dos hábitos relacionados ao consumo e descarte de produtos químicos dos alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em uma escola municipal, em Governador Newton Bello, estado do Maranhão. Como objetivos específicos, propõe-se: a) analisar como esta temática vem sendo abordada nos conteúdos programáticos de Ciências da Natureza; b) averiguar a existência de legislação municipal vigente, que regule o uso e descarte de materiais tóxicos; c) analisar a abordagem de conceitos de educação ambiental em Ciências da Natureza na modalidade EJA relacionados ao uso e descarte de produtos químicos em ambiente doméstico e d) verificar as concepções ambientais sobre o uso e descarte de produtos tóxicos pelos alunos da terceira e quarta etapa da modalidade EJA, confrontando as vivências e conhecimentos dos discentes com a realidade político-pedagógica do componente curricular Ciências da Natureza. Mediante a seleção de duas metodologias qualitativas, obteve-se dados/resultados que levaram a discussões distintas. No primeiro estudo, realizou-se uma análise bibliométrica e revisão sistemática de literatura feita em periódicos; no segundo estudo, utilizou-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo. Na primeira análise, todos os trabalhos selecionados para revisão sistemática e bibliométrica expuseram práticas pedagógicas eficientes em suas proposições. Contudo, há uma escassa fonte de estudos voltados para o público da EJA, especialmente nas séries que correspondem ao ensino fundamental. Já no segundo estudo, mesmo não havendo casos recorrentes de intoxicação entre os discentes pesquisados (17%, N = 6), ou pelo menos relatados, o fato de não haver esgotamento sanitário no município é um dos fatores mais preponderantes para o impacto ambiental decorrente dessa realidade. |
Abstract: | The impacts generated by the acquisition, handling and waste of toxic substances have generated, throughout the history of Brazil, a series of accidents that could have been avoided. It is important that the public basic education system be one of the actors in promoting safety education in general, especially in the domestic environment. Only knowledge of the hazards and preventive ways of handling these products can ensure that people do not misuse chemical components that are harmful to all beings in the environment. It is in this context that the problem of this study arises: through the relationship that is delineated between disinformation and the handling of chemical products, how the classes of Natural Sciences, with a view to an approach on toxicity and environmental education, can be developed and how this impact on the environmental perception of EJA students? To answer this research problem, it is proposed as a general objective to diagnose the habits related to the consumption and disposal of chemical products of the students of the Youth and Adult Education modality, in a municipal school, in Governador Newton Bello, state of Maranhao. As specific objectives, it is proposed: a) to analyze how this theme has been approached in the programmatic contents of Natural Sciences; b) investigate the existence of current municipal legislation, which regulates the use and disposal of toxic materials; c) to analyze the approach of environmental education concepts in Natural Sciences in the EJA modality related to the use and disposal of chemical products in the domestic environment and d) to diagnose the environmental perception about the use and disposal of toxic products by the students of the third and fourth stages of the EJA modality, confronting the students' experiences and knowledge with the political-pedagogical reality of the Natural Sciences curricular component. Through the selection of two qualitative methodologies, data/results were obtained that led to different discussions. In the first study, a bibliometric analysis and systematic literature review were carried out in journals, and in the second study, a qualitative, exploratory-descriptive study was used. In the first analysis, all the works selected for systematic and bibliometric review exposed efficient pedagogical practices in their propositions. However, there is a scarce source of studies aimed at the EJA public, especially in the series that correspond to elementary school. In the second study, even though there were no recurrent cases of intoxication among the students surveyed (17%, N = 6), or at least reported, the fact that there is no sanitary sewage in the municipality is one of the most predominant factors for the resulting environmental impact. of that reality. |
Palavras-chave: | Toxicidade Educação Ambiental Ciências da Natureza EJA Toxicity Environmental Education Natural Sciences |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Assunto: | Desenvolvimento sustentável Educação ambiental Ciências (Supletivo) Educação de jovens e adultos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental |
Referência: | LINS, Natana da Silva. Educação ambiental nas aulas de ciências da natureza na modalidade EJA: enfoque no uso e descarte doméstico de produtos químicos e o impacto ambiental. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.644 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.644 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36746 |
Data de defesa: | 1-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Qualidade Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoAmbientalAulas.pdf | Dissertação | 2.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons