Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36734
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3802-609X |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Prática docente no ensino de Teatro: de que aula de Arte estamos falando? |
Título (s) alternativo (s): | Teaching practice in theatre education: what art teach are we talking about? |
Autor: | Vissicchio, Thacio Fagundes |
Primer orientador: | Paula, Wellington Menegaz de |
Primer miembro de la banca: | Vale , Flávia Janiaski |
Segundo miembro de la banca: | Perobelli, Mariene Hundertmarck |
Tercer miembro de la banca: | Gasperin, Luiz Eduardo Rodrigues |
Resumen: | A presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Artes, Prof-Artes, campus Universidade de Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa de abordagem teórico-metodológicas das práticas docentes. O tema central deste trabalho é o ensino de teatro na escola e teve, como objetivo, compreender e introduzir o teatro a partir do Drama como abordagem de ensino, na prática curricular da aula de Arte na Escola Estadual São José Operário, com os(as) estudantes do 8º ano B, do ensino fundamental, anos finais, no município de Rondonópolis, Mato Grosso. A pesquisa procurou responder e refletir sobre as questões: como trabalhar o ensino de teatro através do Drama, partindo dos documentos regulatórios Base Nacional Comum Curricular e Documento de Referência Curricular do Mato Grosso? Esses documentos contribuem para o ensino de teatro nas escolas? Como transformar a sala de aula em um espaço de criação e experimentação teatral sem pensar o teatro como oficina ou algo díspar da escola? Essa investigação teve como metodologia: levantamento bibliográfico sobre as áreas pesquisadas (Pedagogia do Teatro, Políticas Educacionais e o Drama); análise documental sobre Base Nacional Comum Curricular e Documento de Referência Curricular do Mato Grosso; elaboração de um processo de Drama a partir dos documentos supracitados. Como resultado, é apresentado o Drama Seja gentil, realizado com os(as) estudantes e as análises e discussões que embasaram essa prática, que perpassaram os documentos normativos e generalizadores, criando possibilidade de resistência do teatro na sala de aula a partir do Drama como abordagem de ensino. |
Abstract: | The present dissertation is bound by the Postgraduate Program of Masters in Arts, Prof-Artes, at the Federal University of Uberlândia, in the research line of Theoretical-Methodological approach of teaching practices.The central issue of this paper is the teaching of Theater at school and it aimed to understand and to introduce Theater from Drama as a schooling approach, in the curricular practice of Art class at Escola Estadual São José Operário, with students of 8th grade B, elementary school, final years, in the city of Rondonópolis, Mato Grosso. The research attempts to answer and reflect on the questions: how to develop Theater teaching through Drama based on the regulatory documents Common National Curricular Base and Curricular Reference Document of Mato Grosso? Do the regulatory documents contribute to Theater teaching in schools? How to transform classroom into a space for theatrical creation and experimentation without considering theater as a workshop or something disparate from school. The methodology of this investigation was: bibliographic survey on the researched areas (Theater Pedagogy, Educational Policies and Drama); document analysis on the National Curricular Common Base and Curriculum Reference Document of Mato Grosso; elaboration of a Drama process from the aforementioned documents. As a result, the drama Be kind, carried out with the students, is presented. Also, the analyzes and discussions that based this practice, which pervades the normative and generalizing documents, creating the possibility of resistance of theater in the classroom from Drama as an educational approach. |
Palabras clave: | Pedagogia do Teatro Theater Pedagogy Drama Drama Educação Básica Basic Education BNCC BNCC DRC- MT DRC- MT Artes Paula, Wellington Menegaz de,1975-, (Orient.). Universidade Federal de Uberlândia. Pósgraduação em Artes Título. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Cita: | VISSICCHIO. Thacio Fagundes. Prática docente no ensino de teatro: de que aula de Arte estamos falando? 2022. 104f. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Artes- Universidade Federal de Uberlândia. 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.665 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.665 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36734 |
Fecha de defensa: | 14-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticaDocenteEnsino.pdf | Dissertação | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons