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dc.creatorVissicchio, Thacio Fagundes-
dc.date.accessioned2023-01-13T11:47:07Z-
dc.date.available2023-01-13T11:47:07Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationVISSICCHIO. Thacio Fagundes. Prática docente no ensino de teatro: de que aula de Arte estamos falando? 2022. 104f. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Artes- Universidade Federal de Uberlândia. 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.665pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36734-
dc.description.abstractThe present dissertation is bound by the Postgraduate Program of Masters in Arts, Prof-Artes, at the Federal University of Uberlândia, in the research line of Theoretical-Methodological approach of teaching practices.The central issue of this paper is the teaching of Theater at school and it aimed to understand and to introduce Theater from Drama as a schooling approach, in the curricular practice of Art class at Escola Estadual São José Operário, with students of 8th grade B, elementary school, final years, in the city of Rondonópolis, Mato Grosso. The research attempts to answer and reflect on the questions: how to develop Theater teaching through Drama based on the regulatory documents Common National Curricular Base and Curricular Reference Document of Mato Grosso? Do the regulatory documents contribute to Theater teaching in schools? How to transform classroom into a space for theatrical creation and experimentation without considering theater as a workshop or something disparate from school. The methodology of this investigation was: bibliographic survey on the researched areas (Theater Pedagogy, Educational Policies and Drama); document analysis on the National Curricular Common Base and Curriculum Reference Document of Mato Grosso; elaboration of a Drama process from the aforementioned documents. As a result, the drama Be kind, carried out with the students, is presented. Also, the analyzes and discussions that based this practice, which pervades the normative and generalizing documents, creating the possibility of resistance of theater in the classroom from Drama as an educational approach.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPedagogia do Teatropt_BR
dc.subjectTheater Pedagogypt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDRC- MTpt_BR
dc.subjectDRC- MTpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectPaula, Wellington Menegaz de,1975-, (Orient.).pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândia. Pósgraduação em Artespt_BR
dc.subjectTítulo.pt_BR
dc.titlePrática docente no ensino de Teatro: de que aula de Arte estamos falando?pt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice in theatre education: what art teach are we talking about?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Wellington Menegaz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339892040710332pt_BR
dc.contributor.referee1Vale , Flávia Janiaski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2394281053017478pt_BR
dc.contributor.referee2Perobelli, Mariene Hundertmarck-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8717030351042625pt_BR
dc.contributor.referee3Gasperin, Luiz Eduardo Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5753535052952361pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662494567265391pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Artes, Prof-Artes, campus Universidade de Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa de abordagem teórico-metodológicas das práticas docentes. O tema central deste trabalho é o ensino de teatro na escola e teve, como objetivo, compreender e introduzir o teatro a partir do Drama como abordagem de ensino, na prática curricular da aula de Arte na Escola Estadual São José Operário, com os(as) estudantes do 8º ano B, do ensino fundamental, anos finais, no município de Rondonópolis, Mato Grosso. A pesquisa procurou responder e refletir sobre as questões: como trabalhar o ensino de teatro através do Drama, partindo dos documentos regulatórios Base Nacional Comum Curricular e Documento de Referência Curricular do Mato Grosso? Esses documentos contribuem para o ensino de teatro nas escolas? Como transformar a sala de aula em um espaço de criação e experimentação teatral sem pensar o teatro como oficina ou algo díspar da escola? Essa investigação teve como metodologia: levantamento bibliográfico sobre as áreas pesquisadas (Pedagogia do Teatro, Políticas Educacionais e o Drama); análise documental sobre Base Nacional Comum Curricular e Documento de Referência Curricular do Mato Grosso; elaboração de um processo de Drama a partir dos documentos supracitados. Como resultado, é apresentado o Drama Seja gentil, realizado com os(as) estudantes e as análises e discussões que embasaram essa prática, que perpassaram os documentos normativos e generalizadores, criando possibilidade de resistência do teatro na sala de aula a partir do Drama como abordagem de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.665pt_BR
dc.orcid.putcode126505230-
dc.crossref.doibatchid7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

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