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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0500-8576
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Patos de Minas e o Pós-abolição: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio com uso de documentos
Título(s) alternativo(s): Patos de Minas and the Post-abolition period: a proposal of a high school approach using documents
Autor(es): Alves, Arthur Willian Soares
Primeiro orientador: Silveira, Daniela Magalhães da
Primeiro membro da banca: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Segundo membro da banca: Garzoni, Lerice de Castro
Resumo: Trata-se de uma proposta de abordagem do pós-abolição com fontes da cidade de Patos de Minas. Como produto, foi feito um site na internet para abrigar documentos, propostas de atividades, textos e outros apontamentos. Objetiva-se contribuir para o intermédio entre História Local e Ensino de História, fomentando a utilização de documentos por professores e alunos. No capítulo 1, contextualiza-se o pós-abolição, a questão da criminalização da população negra e a cidade de Patos de Minas enquanto cenário. Isso é feito com um processo criminal do ano de 1892, em que Victorino, um homem que havia sido escravizado, foi indiciado por roubo de toucinho e depois absolvido. Analisa-se o caso procurando explicar elementos do pós-abolição e apontando possibilidades de uso da documentação no ensino. Constata-se que, apesar da natureza dos processos criminais (manuscritos, produzidos com a influência de diversos agentes e, em alguns casos, longos) é possível elaborar material útil para professores a partir desses documentos. Além disso, o caso de Victorino parece apontar para a criminalização enquanto processo que precisa ser abordado no ensino, a fim de dissipar concepções equivocadas e/ou generalizantes sobre a população negra no pós-abolição. No capítulo 2, o trabalho expande seu leque de fontes, analisando documentos referentes aos casos de vadiagem e sublinhando relações entre a criminalização da ociosidade e o pós-abolição. Nessa parte, objetiva-se elencar alguns personagens do pós-abolição em Patos, para, posteriormente, reuni-los na concepção do produto. Além disso, aborda-se o comportamento da Justiça diante de uma violência contra Constança, uma mulher negra agredida com o uso de um laço em 1896. Por fim, a parte 2 traz um relato/denúncia da truculência policial na cidade de Patos, que tomou feições tipicamente escravocratas. O capítulo 3 descreve o produto (o site) e explicita as escolhas feitas no processo de confecção.
Abstract: This work is a proposal for an approach to post-abolition period using historical sources from Patos de Minas. As a result of the research, a website was built to host documents, proposals for classes, texts and other materials. The goal is to promote the utilization of documents in classes. Chapter 1 contextualizes the post-abolition period, the criminalization of black people and the city of Patos as a scenario. This is done using a lawsuit from 1892, in witch Victorino, a man who was once enslaved, was accused of robbing lard and then was acquitted. This case is analyzed to explain elements of the post-abolition period and to find uses for this kind of documentation in the Teaching of History. It was found that, despite the nature of lawsuits of the 19th century (written by hand, produced with the influence of various agents and, in some cases, lengthy), it is possible to create useful materials to teachers from them. Plus, Victorino’s case points to criminalization as a process that needs to be addressed in teaching, in order to dispel misconceptions about the black population in the period. In chapter 2, the number of sources is expanded, analyzing documents about vagrancy crimes and underlining relations between the criminalization of idleness and the post-abolition. In this part, the objective is to give place and voice to other characters from the city of Patos, to later bring them together in the conception of the dissertation product. Furthermore, the chapter addresses a brutal case of violence against Constança, a black woman assaulted with the use of a kind of whip in 1896. Also, Chapter 2 presents a report of police brutality, which took place with elements that were typical of slavery. Chapter 3 describes the product of the dissertation and explains its production process.
Notas: A presente dissertação deu origem a um produto virtual, o site https://patoseoposabolicao.wordpress.com
Palavras-chave: Ensino de História
Teaching of History
Produção e difusão de narrativas históricas
Production and dissemination of historical narratives
Pós-abolição
Post-abolition period
História Local
Local History
Patos de Minas
Patos de Minas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Assunto: História - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: ALVES, Arthur Willian Soares. Patos de Minas e o Pós-abolição: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio com uso de documentos. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.1439/ufu.di.2022.5376
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5376
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36694
Data de defesa: 30-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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