Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36686
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6487-8627
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise das propriedades de diferentes materiais para confecção de placas de bruxismo submetidas ao envelhecimento corrosivo
Autor(es): Michelin, Pietra Sanitá
Primeiro orientador: Camargos, Germana de Villa
Primeiro coorientador: Machado, Alexandre Coelho
Primeiro membro da banca: Prudente, Marcel Santana
Segundo membro da banca: Paranhos, Luiz Renato
Resumo: O bruxismo é uma atividade parafuncional que, ao gerar atrito e tensão entre os dentes, somado a fatores corrosivos, desencadeia desgaste dentário. Para evitar esse e outros danos ao aparelho estomatognático, o uso de placas estabilizadoras está entre os principais manejos de controle do bruxismo. O objetivo desse trabalho foi analisar as propriedades mecânicas de materiais indicados para confecção de placas de bruxismo submetidos ao envelhecimento corrosivo. Corpos de prova foram confeccionados em resinas acrílicas ativadas termicamente, resina acrílica ativada quimicamente e resina impressa tridimensionalmente. As propriedades mecânicas analisadas foram: dureza; resistência à tração diametral; rugosidade superficial e módulo de elasticidade. As amostras foram avaliadas antes e depois da simulação do envelhecimento corrosivo. Para simular o envelhecimento corrosivo dos materiais, as amostras foram imersas em 5ml de ácido clorídrico (pH=2,0; 0,1M, concentração de 0,3). A forma de análise foi de acordo com a distribuição dos dados e com nível de significância de α=0,05. Para rugosidade superficial, dureza e módulo de elasticidade foi utilizado a Análise variância de dois fatores com repetição de amostra seguido de teste Tukey. Para a tração diametral, foi feito o teste T e Análise de variância de um fator. Quanto aos resultados obtidos, tem-se que, para rugosidade, não houve diferença para os diferentes tipos de resinas inicialmente e, após o envelhecimento, a resina termo apresentou a menor rugosidade. Para a microdureza, a resina impressa apresentou maior dureza comparada a auto e a resina termo apresentou maior valor do que ambas (independente do envelhecimento). O módulo de elasticidade não foi afetado pelo envelhecimento, sendo a resina impressa a com maior módulo. Com relação ao teste de tração diametral, somente a resina impressa apresentou resultados compatíveis com a metodologia planejada e o envelhecimento biocorrosivo não reduziu a resistência a tração diametral. Além disso, a comparação entre a deformação das resinas termo e auto não apresentou diferença estatística, independente do envelhecimento. Conclui-se que o envelhecimento corrosivo influenciou negativamente na dureza das resinas utilizadas para confecção das placas estabilizadoras oclusais e aumentou a rugosidade das resinas impressa e autopolimerizável. Além disso, conclui-se que a resina termopolimerizada apresentou as melhores propriedades mecânicas e de superfície.
Palavras-chave: Bruxismo
Bruxism
Placas Oclusais
Occlusal Splints
Envelhecimento
Aging
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::MATERIAIS ODONTOLOGICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MICHELIN, Pietra Sanitá. Análise das propriedades de diferentes materiais para confecção de placas de bruxismo submetidas ao envelhecimento corrosivo. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36686
Data de defesa: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnálisePropriedadesDiferentes.pdf2.48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.