Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36651
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5289-1461
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2024-12-29
Título: Modelo de crescimento de negócios: estágios iniciais de empresas do setor de serviços em Uberlândia
Título (s) alternativo (s): Business growth model: early stages of service sector companies in Uberlândia
Autor: Dib, Laura de Amorim Lana
Primer orientador: Paula, Veronica Angelica Freitas de
Primer miembro de la banca: Borges, Alex Fernando
Segundo miembro de la banca: Machado Neto, Alfredo José
Resumen: Uberlândia é a 30ª cidade mais populosa do Brasil, sendo a segunda maior de Minas Gerais e está entre os 20 municípios que se sobressaem na concentração de pequenos negócios. Considerando que o setor de serviços é o segundo maior entre as micro e pequenas empresas brasileiras, este trabalho se propõe a identificar os estágios de crescimento das empresas do setor de serviços e compreender o desenvolvimento de negócios no contexto da cidade de Uberlândia-MG, segundo o modelo de Muhos et al. (2017). Os objetivos específicos da pesquisa são analisar como as experiências dos empreendedores de empresas de serviço em estágio inicial se relacionam com os estágios de crescimento propostos por Muhos et al. (2017); analisar se existem lacunas entre a realidade e o modelo proposto, e destacar os possíveis caminhos para futuros desenvolvimentos de modelos; verificar se houve mudanças na estrutura do negócio e nas atividades práticas de empresas de serviço em estágio inicial ocasionadas pela pandemia; e identificar e descrever melhores práticas das empresas estudadas visando propor melhorias e auxiliar na tomada de decisão de outras organizações. Muhos et al. (2017) propõem que, ao utilizar a estrutura de autoavaliação, as características especiais de crescimento em organizações de serviços e em contextos culturais e geográficos diversos, podem ser analisadas. A pesquisa conduzida teve abordagem qualitativa com caráter descritivo. Foi realizado um estudo de casos múltiplos em nove empresas, conduzido através de entrevistas estruturadas com os fundadores das empresas. Os dados coletados foram analisados através da Análise de Conteúdo, conforme proposto por Bardin (2016). Foi possível identificar 25 categorias relacionadas ao crescimento das startups de serviço com base tecnológica em Uberlândia-MG, sete categorias relacionadas às mudanças causadas pela pandemia e elaborar uma síntese sobre as experiências dos gestores sobre os incidentes críticos positivos e negativos relacionados às nove áreas propostas por Muhos et al. (2017).
Abstract: Uberlândia is the 30th most populous city in Brazil, being the second largest in Minas Gerais and among the 20 cities that stand out in the concentration of small businesses. Considering that the service sector is the second largest among micro and small Brazilian companies, this work aims to identify the growth stages of companies in the service sector and understand business development in the context of the city of Uberlândia-MG, according to the model by Muhos et al. (2017). The specific objectives of the research are to analyze how the experiences of entrepreneurs from early stage service companies relate to the stages of growth proposed by Muhos et al. (2017); analyze whether there are gaps between reality and the proposed model, and highlight possible paths for future model developments; check for changes in the business structure and practical activities of early-stage service companies caused by the pandemic; and to identify and describe best practices of the companies studied in order to propose improvements and assist in the decision-making of other organizations. Muhos et al. (2017) propose that, by using the self-assessment framework, the special characteristics of growth in service organizations and in diverse cultural and geographical contexts can be analyzed. The research conducted had a qualitative approach with a descriptive character. A multiple case study was carried out in nine companies, conducted through structured interviews with the founders of the companies. The collected data were analyzed using Content Analysis, as proposed by Bardin (2016). It was possible to identify 25 categories related to the growth of technology-based service startups in Uberlândia-MG, seven categories related to the changes caused by the pandemic and to elaborate a synthesis of the managers' experiences on the positive and negative critical incidents related to the nine areas proposed by Muhos et al. (2017).
Palabras clave: Estágios de crescimento
Serviços
Micro e pequenas empresas
Startups
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Tema: Administração
Negócios - Uberlândia (MG)
Estágios - Uberlândia (MG)
Empresas - Prestação de serviços - Uberlândia (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Cita: DIB, Laura de Amorim Lana. Modelo de Crescimento de Negócios: Estágios Iniciais de Empresas do Setor de Serviços em Uberlândia. Orientador: Verônica Angélica Freitas de Paula. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5305
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5305
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36651
Última página del volumen: Empresas - Uberlândia (MG)
Fecha de defensa: 3-dic-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ModeloDeCrescimento.pdf
  Hasta 2024-12-29
1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons