Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36651
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDib, Laura de Amorim Lana-
dc.date.accessioned2023-01-03T14:42:44Z-
dc.date.available2023-01-03T14:42:44Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationDIB, Laura de Amorim Lana. Modelo de Crescimento de Negócios: Estágios Iniciais de Empresas do Setor de Serviços em Uberlândia. Orientador: Verônica Angélica Freitas de Paula. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5305pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36651-
dc.description.abstractUberlândia is the 30th most populous city in Brazil, being the second largest in Minas Gerais and among the 20 cities that stand out in the concentration of small businesses. Considering that the service sector is the second largest among micro and small Brazilian companies, this work aims to identify the growth stages of companies in the service sector and understand business development in the context of the city of Uberlândia-MG, according to the model by Muhos et al. (2017). The specific objectives of the research are to analyze how the experiences of entrepreneurs from early stage service companies relate to the stages of growth proposed by Muhos et al. (2017); analyze whether there are gaps between reality and the proposed model, and highlight possible paths for future model developments; check for changes in the business structure and practical activities of early-stage service companies caused by the pandemic; and to identify and describe best practices of the companies studied in order to propose improvements and assist in the decision-making of other organizations. Muhos et al. (2017) propose that, by using the self-assessment framework, the special characteristics of growth in service organizations and in diverse cultural and geographical contexts can be analyzed. The research conducted had a qualitative approach with a descriptive character. A multiple case study was carried out in nine companies, conducted through structured interviews with the founders of the companies. The collected data were analyzed using Content Analysis, as proposed by Bardin (2016). It was possible to identify 25 categories related to the growth of technology-based service startups in Uberlândia-MG, seven categories related to the changes caused by the pandemic and to elaborate a synthesis of the managers' experiences on the positive and negative critical incidents related to the nine areas proposed by Muhos et al. (2017).pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstágios de crescimentopt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.titleModelo de crescimento de negócios: estágios iniciais de empresas do setor de serviços em Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeBusiness growth model: early stages of service sector companies in Uberlândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.citation.epageEmpresas - Uberlândia (MG)-
dc.contributor.advisor1Paula, Veronica Angelica Freitas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Alex Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169726160487491pt_BR
dc.contributor.referee2Machado Neto, Alfredo José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2400644812010873pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6826423259476181pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoUberlândia é a 30ª cidade mais populosa do Brasil, sendo a segunda maior de Minas Gerais e está entre os 20 municípios que se sobressaem na concentração de pequenos negócios. Considerando que o setor de serviços é o segundo maior entre as micro e pequenas empresas brasileiras, este trabalho se propõe a identificar os estágios de crescimento das empresas do setor de serviços e compreender o desenvolvimento de negócios no contexto da cidade de Uberlândia-MG, segundo o modelo de Muhos et al. (2017). Os objetivos específicos da pesquisa são analisar como as experiências dos empreendedores de empresas de serviço em estágio inicial se relacionam com os estágios de crescimento propostos por Muhos et al. (2017); analisar se existem lacunas entre a realidade e o modelo proposto, e destacar os possíveis caminhos para futuros desenvolvimentos de modelos; verificar se houve mudanças na estrutura do negócio e nas atividades práticas de empresas de serviço em estágio inicial ocasionadas pela pandemia; e identificar e descrever melhores práticas das empresas estudadas visando propor melhorias e auxiliar na tomada de decisão de outras organizações. Muhos et al. (2017) propõem que, ao utilizar a estrutura de autoavaliação, as características especiais de crescimento em organizações de serviços e em contextos culturais e geográficos diversos, podem ser analisadas. A pesquisa conduzida teve abordagem qualitativa com caráter descritivo. Foi realizado um estudo de casos múltiplos em nove empresas, conduzido através de entrevistas estruturadas com os fundadores das empresas. Os dados coletados foram analisados através da Análise de Conteúdo, conforme proposto por Bardin (2016). Foi possível identificar 25 categorias relacionadas ao crescimento das startups de serviço com base tecnológica em Uberlândia-MG, sete categorias relacionadas às mudanças causadas pela pandemia e elaborar uma síntese sobre as experiências dos gestores sobre os incidentes críticos positivos e negativos relacionados às nove áreas propostas por Muhos et al. (2017).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5305pt_BR
dc.orcid.putcode125787493-
dc.crossref.doibatchid7cc9fe2a-5989-440b-8d06-6a1cab91a639-
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
dc.subject.autorizadoNegócios - Uberlândia (MG)-
dc.subject.autorizadoEstágios - Uberlândia (MG)-
dc.subject.autorizadoEmpresas - Prestação de serviços - Uberlândia (MG)-
dc.description.embargo2024-12-29-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModeloDeCrescimento.pdf
  Until 2024-12-29
1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons