Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36641
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Por uma educação sensível: storytelling no ensino de física |
Autor: | Oliveira, Leandro Wellington |
Primer orientador: | Kagimura, Ricardo |
Primer miembro de la banca: | Miranda, Gilberto José |
Segundo miembro de la banca: | Odashima, Mariana Mieko |
Resumen: | As histórias fazem parte do dia a dia das pessoas, sendo capazes de estimular emoções e conectar pessoas. Este trabalho objetiva analisar quais os fatores podem tornar uma aula de Física mais atrativa sob a perspectiva do Storytelling. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema e de sua aplicação ao ensino de Física e uma discussão da relação entre os elementos do Storytelling e a aprendizagem. A seguir foi proposta uma estrutura que objetiva apoiar docentes na criação de aulas com base no Storytelling. Essa estrutura possui 14 elementos a serem considerados: 1. público; 2. conteúdo; 3. tema; 4. emoções; 5. o que fica?; 6. pontos de virada; 7. obstáculos; 8. problema inicial; 9. personagens; 10. acontecimentos; 11. recursos imagéticos; 12. motivadores; 13. avaliação; 14. pontos de melhoria. Utilizando essa estrutura, foi criada uma aula ministrada em um curso preparatório para o vestibular - em formato remoto, onde observou-se qualitativamente um aumento no engajamento, quando comparado com aulas anteriores. Concluiu-se que o Storytelling possa ser utilizado no Ensino de Física nas mais diversas situações, desde que seja um processo de desenvolvimento contínuo, levando-se em conta o retorno dos estudantes. |
Abstract: | Stories are part of everyday life for everyone, they are able to stimulate emotions and conections between people. This work aims to analyze which factors can make a Physics class more attractive from the perspective of Storytelling. Therefore, a literature review of the theme and its application in the physics teaching and a discussion of the relationship between Storytelling elements and learning were carried out. After that, a structure that aims to support teachers in creating their based on Storytelling was proposed. This structure has 14 elements to be considered: 1. public; 2. content; 3. theme; 4. emotions; 5. what remains?; 6. turning points; 7. obstacles; 8. initial problem; 9. characters; 10. events; 11. imagetic resources; 12. motivators; 13. evaluation; 14. Improvement points. Using this structure, a class was prepared and tested in a preparatory course for the University entrance exam - in remote class format, where an improve in engagement was qualitatively observed, when compared to previous classes. It is concluded that Storytelling can be used in Physics Teaching in the most diverse situations, as long as it be a continuous development process, taking into account the feedback of students. |
Palabras clave: | Storytelling Storytelling Ensino de física Physics teaching Proposta didática Didatic proposal Emoções Emotions |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | OLIVEIRA, Leandro Wellington. Por uma educação sensível: storytelling no ensino de física. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36641 |
Fecha de defensa: | 16-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PorUmaEducação.pdf | TCC | 2.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons