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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2024-08-11
Título: Instrumento “Basic Resuscitation Skills Self- Efficacy Scale” na avaliação de habilidades clínicas em saúde
Autor: Santos, Leonardo Daniel Reis
Primer orientador: Almeida Neto, Omar Pereira de
Primer miembro de la banca: Gomes, Fabiola Alves
Segundo miembro de la banca: Holanda, Ricardo Gonçalves de
Resumen: Objetivo: Mensurar habilidades de atendimento à parada cardiorrespiratória e manuseio do desfibrilador externo automático por enfermeiros residentes, através do “Basic Resuscitation Skills Self-Efficacy Scale”. Metodologia: Estudo coorte transversal, censitário, quantitativo e analítico, desenvolvido com 13 profissionais enfermeiros residentes de um hospital universitário mineiro. Coleta de dados individual em cada setor de trabalho, ao início ou final dos turnos, sendo localizados conforme lista disponibilizada pela secretaria da instituição ofertante. Resultados: Idade média de participantes igual a 26,38 ± 2,81, com predominância do sexo feminino (86,4%) com curso específico em parada cardiorrespiratória (69,2%) e relato de ter presenciado parada cardiorrespiratória em contexto real (84,6%). No que tange a realização de manobras de reanimação, 61,5% nunca realizaram, e 92,3% nunca manipularam o desfibrilador externo automático. Correlação de Spearman entre “Basic Resuscitation Skills Self-Efficacy Scale” e escala de autoeficácia geral com correlação positiva, de magnitude forte (r =0,685) e significante (p= 0,010). Conclusão: O instrumento em questão é de rápida aplicação e demonstrou capacidade de mensurar as competências de reanimação, bem como a autoeficácia do indivíduo. Estudo inédito ao avaliar as habilidades de residentes em enfermagem na atuação na parada cardiorrespiratória, utilizando tal instrumento recentemente validado para uso na população brasileira.
Abstract: Objective: Measuring a sure cardiorespiratory arrest skills and handling of the automatic external defibrillator by resident nurses, through the “Basic Resuscitation Skills Self-Efficacy Scale.” Methodology: A Cross-sectional study, census, quantitative and analytical cohort study developed with 13 resident nurse professionals from a university hospital in Minas Gerais. Individual data collection in each sector of work at the beginning or end of the shifts, being located according to the list provided by the secretariat of the offering institution. Results: Being the average age of participants equal to 26.38 ± 2.81, with predominance of females (86.4%) with specific course in cardiorespiratory arrest (69.2%) and report of having witnessed cardiorespiratory arrest in real context (84.6%). Regarding the performance of resuscitation maneuvers, 61.5% never performed, and 92.3% never manipulated the automatic external defibrillator. Spearman’s correlation between “Basic Resuscitation Skills Self-Efficacy Scale” and general self-efficacy pops with positive correlation, of strong magnitude (r =0.685) and significant (p= 0.010). Conclusion: The instrument in question is of quick application and demonstrated the ability to measure resuscitation skills, as well as the self-efficacy of the individual. This study was unprecedented when evaluating the skills of nursing residents in the performance in cardiorespiratory arrest, using this recently validated instrument for use in the Brazilian population.
Palabras clave: Pesquisa em educação de Enfermagem
Inquéritos e questionários
Reanimação cardiopulmonar
Sistema cardiovascular
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Leonardo Daniel Reis. Instrumento “Basic Resuscitation Skills Self- Efficacy Scale” na avaliação de habilidades clínicas em saúde. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36610
Fecha de defensa: 11-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

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