Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36502
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7620-0445
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As manipulações da memória e da raça no periódico “A Voz da Raça” (1933-1934).
Autor(es): Cruz, André Pompolini da
Primeiro orientador: Araújo, Carlos Eduardo Moreira de
Primeiro membro da banca: Ramos, Geovanna de Lourdes Alves
Segundo membro da banca: Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias
Resumo: O associativismo e o periodismo foram importantes estratégias de organização e mobilização social e política da população negra de São Paulo nas décadas iniciais do século XX. Neste sentido, este trabalho procura através da análise do periódico “A Voz da Raça”, órgão vinculado a associação político e social Frente Negra Brasileira, compreender os procedimentos discursivos utilizados pelo projeto editorial do periódico, bem como se relacionam com o universo simbólico e cultural da década de 1930. Para isso, tomamos como recorte temático as manipulações da memória e das categorias raciais em seus artigos, entendidos como parte de seu repertório e instrumentos teóricos e intelectuais que compõem parte significativa de seu discurso e retórica política. Partimos da concepção de discurso como processo, tal qual proposto por Gregolin e Baronas, entendendo-o como produto entremeado pela relação de diferentes fatores de possibilidades para sua concretização em um dado contexto histórico-político-social. Além disso, também buscamos apontar para o reconhecimento da imprensa negra como um instrumento de luta política no campo do simbólico e das representações. Por fim, compreendemos que através da produção de uma narrativa cristalizada de memória e na disputa pela ressignificação do conceito de raça, a associação e o jornal constituíram um novo espaço para as disputas políticas socialmente estabelecidas e travadas pelas intelectualidades negras de São Paulo.
Palavras-chave: Imprensa negra paulista
Associativismo negro
Frente negra brasileira
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CRUZ, André Pompolini da. As manipulações da memória e da raça no periódico "A Voz da Raça". 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36502
Data de defesa: 17-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManipulaçõesMemóriaRaça.pdfTCC2.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.