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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36436
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6098-3780 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2024-11-11 |
Título: | Considerações sobre uma psicologia do desenvolvimento humano a partir da fenomenologia antropológica de Edith Stein |
Título (s) alternativo (s): | Considerations on a psychology of human development from Edith Stein's anthropological phenomenology |
Autor: | Menegi, Beatriz Oliveira |
Primer orientador: | Goto, Tommy Akira |
Primer miembro de la banca: | Moraes, Mak Alisson Borges de |
Segundo miembro de la banca: | Rocha, Magna Celi Mendes da |
Resumen: | O Desenvolvimento Humano é um campo de estudo da Psicologia, elaborado por diversas teorias, tem fortes bases historicistas e biologicistas. Porém nenhuma dessas teorias abarca o humano em sua especificidade, bem como não há teorias do desenvolvimento de cunho fenomenológico. Objetivamos nesse estudo traçar algumas contribuições teóricas de como a Antropologia Fenomenológica, de Edith Stein, pode fundamentar uma “Psicologia do Desenvolvimento Humano”. Para tal, foram realizados três estudos independentes. No Estudo I buscou-se conhecer como estão sendo concebidas e trabalhadas as teorias do desenvolvimento humano de base fenomenológica na Psicologia através de uma revisão de literatura narrativa com busca em banco de dados, na qual se encontrou 14 artigos que compuseram a análise. Os estudos encontrados foram caracterizados descritivamente e analisados interpretativamente em duas unidades de significado a partir da análise fenomenológica Giorgi. Conclui-se a necessidade de exploração do tema ainda emergente e a carência de estudos empíricos, bem como a fundamentação de uma Psicologia do Desenvolvimento com bases propriamente fenomenológicas. Já no Estudo II, problematizou-se a influência positivista nas ciências psicológicas, que acarreta numa visão reducionista e naturalista, bem como apresenta a crítica da Fenomenologia a esse modelo, o que evidencia a necessidade de uma visão do Desenvolvimento que considere o humano em sua totalidade e especificidade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa-bibliográfica que explorou a vida e obra de Stein, assim como suas contribuições acerca da estrutura da pessoa humana através de sua antropologia-fenomenológica. Stein fundamentou uma visão integral de humano, composto de corpo-psique-espírito. Abordamos no estudo a causalidade psíquica e sua relação com o mundo natural, mas a importância de não limitar uma teoria do desenvolvimento ao naturalismo, uma vez que a dimensão espiritual é regida pela motivação, dimensão essa que se caracteriza pelo especificamente humano. Conclui-se nesse estudo que mesmo que Stein não tenha, em seus escritos, discorrido sobre o desenvolvimento humano, encontramos em suas obras, principalmente seus escritos pedagógicos, solo para fundamentar uma teoria do desenvolvimento. A partir desses pressupostos, no Estudo III, buscou-se pensar uma Psicologia do Desenvolvimento que leve em consideração aquilo que é propriamente humano, por meio de uma pesquisa qualitativa-bibliográfica. Dada a condição tripartida da constituição humana, temos o espírito como o especificamente humano, que diferencia o homem do animal, e mesmo ambos sendo dotados de instintos, apenas o humano tem a liberdade para aceitar ou rejeitar seus impulsos. Devemos considerar, portanto, a especificidade humana numa teoria do desenvolvimento, como a motivação e a liberdade. A partir do especificamente humano tentamos esboçar uma Psicologia do desenvolvimento fenomenológica que abarcasse o período do nascimento ao “despertar”. A partir da corporeidade e da relação materna o bebê vai incorporando o mundo, seus instintos iniciais permitem sua sobrevivência e seu desenvolvimento para que posteriormente desperte enquanto sujeito humano. Concluímos, através dos três estudos, que existe uma lacuna de uma visão fenomenológica do desenvolvimento e de uma teoria que considere o ser humano em sua integralidade, por meio da pesquisa apontamos as bases para um posterior desenvolvimento de uma teoria fenomenológica do desenvolvimento humano. |
Abstract: | Human Development is a field of study of Psychology, elaborated by several theories, it has strong historical and biological bases. However, none of these theories encompasses the human in its specificity, as well as there are no phenomenological theories of development. We aim in this study to outline some theoretical contributions of how Edith Stein's Phenomenological Anthropology can support a "Psychology of Human Development". To this end, three independent studies were conducted. In Study I, we sought to know how phenomenologically based theories of human development are being conceived and used in Psychology through a narrative literature review with a database search, in which 14 articles composed the analysis. The studies found were descriptively characterized and interpretively analyzed in two units of meaning based on the Giorgi’s phenomenological analysis. We conclude the need to explore the still emerging theme and the lack of empirical studies, as well as the foundation of a Developmental Psychology with properly phenomenological bases. In Study II, the positivist influence on the psychological sciences was problematized, which entails to a reductionist and naturalist view, as well as presents the criticism of Phenomenology to this model, which highlights the need for a view of Development that considers the human in its totality and specificity. A qualitative-bibliographic research was carried out that explored Stein's life and work, as well as her contributions about the structure of the human person through her phenomenological-anthropology. Stein elaborated an integral vision of the human, composed of body-psyche-spirit. We approach in the study the psychic causality and its relationship with the natural world, but the importance of not limiting a theory of development to naturalism, since the spiritual dimension is governed by motivation, a dimension that is characterized by the specifically human. It is concluded in this study that even though Stein has not, in her writings, discussed human development, we find in her works, mainly her pedagogical texts, soil to support a theory of development. Based on these assumptions, in Study III, we sought to think of a Developmental Psychology that considers what is properly human, through a qualitative-bibliographic research. Given the tripartite condition of the human constitution, we have the spirit as the specifically human, which differentiates man from the animal, and even though both are endowed with instincts, only the human has the freedom to accept or reject their impulses. We must therefore consider human specificity in a theory of development, such as motivation and freedom. Considering the specifically human, we tried to sketch a phenomenological developmental psychology that encompassed the period from the birth to the “awakening”. Through the corporeity and the maternal relationship, the baby incorporates the world, its initial instincts allow its survival and development so that it later awakens as a human subject. We conclude, through the three studies, that there is a gap in a phenomenological view of development and in a theory that considers the human being in its integrality, what we point out the bases for subsequent researchers about human development in phenomenological perspective. |
Palabras clave: | Desenvolvimento Humano Psicologia do Desenvolvimento Fenomenologia Edith Stein Human Development Developmental Psychology Phenomenology |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Tema: | Psicologia Psicologia fenomenológica Psicologia do desenvolvimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | Menegi, Beatriz Oliveira. (2022). Considerações sobre uma psicologia do desenvolvimento humano a partir da fenomenologia antropológica de Edith Stein. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.554. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.554 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36436 |
Fecha de defensa: | 30-sep-2022 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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