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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36435
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6098-3780 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2023-12-16 |
Título: | A formação em Psicologia - análise de um projeto pedagógico de um curso de Psicologia sob o olhar da fenomenologia-antropológica de Edith Stein |
Autor(es): | Menegi, Beatriz Oliveira |
Primeiro orientador: | Goto, Tommy Akira |
Primeiro membro da banca: | Farinha, Marciana Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Moraes, Mak Alisson Borges de |
Resumo: | Pensando sobre a crise do mundo moderno que atinge o sistema educacional, nos faz presente a necessidade de refletir sobre uma reforma nos projetos e métodos. Considerando a formação de psicólogos, Edith Stein, discípula de Husserl, em suas contribuições à fenomenologia desenvolveu sua visão de humano, o compreendendo como estrutura complexa dotada de corpo, psique e espírito, também teorizando acerca da formação humana, que deve ser integral. A formação humana é compreendida como um contínuo processo de atualização das potências do sujeito. A concepção de formação a partir da fenomenologia considera a integralidade do ser na formação da pessoa, enquanto as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação (2004), que se constituem como normativas que regulam o ensino de Psicologia no país, recomendam que a formação do psicólogo deve ser básica, sólida, científica e generalista e que contemple, em nível informativo e analítico, as principais abordagens formadoras do pensamento psicológico contemporâneo e, que a atuação deve acontecer em “diferentes contextos”. Como mostra a avaliação do desempenho dos estudantes de psicologia nas provas do Exame Nacional de Desempenho (Enade), há uma deficiência na formação explícita nos baixos desempenhos. A orientação pedagógica de cunho fenomenológico compreende que o ato educacional precisa estar fundamentado na formação da pessoa e, para isso deve ir além do ensino teórico e prático de certos conteúdos, quer seja, implica em uma formação global do ser humano que envolva suas disposições corporais, psíquicas e espirituais. Este estudo teve por objetivo analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de graduação em Psicologia a partir da perspectiva Fenomenológica-antropológica de Stein. Foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica de cunho exploratório-descritivo no qual se elencou alguns pontos do PP para discussão. Através da análise notou-se que o Projeto Pedagógico não promove a formação humana de forma totalizante e integrada, como prevê Stein, do mesmo modo que apresenta inadequações frente às Diretrizes Curriculares Nacionais (2004). |
Palavras-chave: | Edith Stein Formação humana Formação de psicólogos Projeto pedagógico |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MENEGI, Beatriz Oliveira. A Formação em Psicologia - análise de um projeto pedagógico de um curso de Psicologia sob o olhar da fenomenologia-antropológica de Edith Stein. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36435 |
Data de defesa: | 16-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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