Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenegi, Beatriz Oliveira-
dc.date.accessioned2022-11-22T13:27:32Z-
dc.date.available2022-11-22T13:27:32Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationMENEGI, Beatriz Oliveira. A Formação em Psicologia - análise de um projeto pedagógico de um curso de Psicologia sob o olhar da fenomenologia-antropológica de Edith Stein. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36435-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdith Steinpt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectFormação de psicólogospt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.titleA formação em Psicologia - análise de um projeto pedagógico de um curso de Psicologia sob o olhar da fenomenologia-antropológica de Edith Steinpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Goto, Tommy Akira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0629687499521125pt_BR
dc.contributor.referee1Farinha, Marciana Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2345990227231629pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Mak Alisson Borges de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6908158191855260pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1659246018447889pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPensando sobre a crise do mundo moderno que atinge o sistema educacional, nos faz presente a necessidade de refletir sobre uma reforma nos projetos e métodos. Considerando a formação de psicólogos, Edith Stein, discípula de Husserl, em suas contribuições à fenomenologia desenvolveu sua visão de humano, o compreendendo como estrutura complexa dotada de corpo, psique e espírito, também teorizando acerca da formação humana, que deve ser integral. A formação humana é compreendida como um contínuo processo de atualização das potências do sujeito. A concepção de formação a partir da fenomenologia considera a integralidade do ser na formação da pessoa, enquanto as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação (2004), que se constituem como normativas que regulam o ensino de Psicologia no país, recomendam que a formação do psicólogo deve ser básica, sólida, científica e generalista e que contemple, em nível informativo e analítico, as principais abordagens formadoras do pensamento psicológico contemporâneo e, que a atuação deve acontecer em “diferentes contextos”. Como mostra a avaliação do desempenho dos estudantes de psicologia nas provas do Exame Nacional de Desempenho (Enade), há uma deficiência na formação explícita nos baixos desempenhos. A orientação pedagógica de cunho fenomenológico compreende que o ato educacional precisa estar fundamentado na formação da pessoa e, para isso deve ir além do ensino teórico e prático de certos conteúdos, quer seja, implica em uma formação global do ser humano que envolva suas disposições corporais, psíquicas e espirituais. Este estudo teve por objetivo analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de graduação em Psicologia a partir da perspectiva Fenomenológica-antropológica de Stein. Foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica de cunho exploratório-descritivo no qual se elencou alguns pontos do PP para discussão. Através da análise notou-se que o Projeto Pedagógico não promove a formação humana de forma totalizante e integrada, como prevê Stein, do mesmo modo que apresenta inadequações frente às Diretrizes Curriculares Nacionais (2004).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration44 fpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode123385006-
dc.description.embargo2023-12-16-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoPsicologiaAnálise.pdfTCC ´- Beatriz Menegi391.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.