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dc.creatorBarbosa, Rayanne Silva-
dc.date.accessioned2022-11-22T11:51:21Z-
dc.date.available2022-11-22T11:51:21Z-
dc.date.issued2022-09-29-
dc.identifier.citationBARBOSA, Rayanne Silva. Pesquisas sobre a audiodescrição no Brasil: o que os números (não) descrevem?. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.597.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36431-
dc.description.abstractAudio description (AD) is one of the modes of Accessible Audiovisual Translation that translates images into words, that is, from visual to verbal medium. Images in motion, such as audiovisual productions, or static images, such as photographs and paintings, can be audio described. Barbosa (2020) showed that, between 2009 and 2018, there was a growing interest by Brazilian graduates in defending their Master’s theses and PhD dissertations on the topic of AD. Thus, this PhD dissertation aims at understanding the development of graduate works on AD, at Master's and PhD levels, in Brazil. To this end, we developed a descriptive methodology research that, based on bibliometric and scientometric techniques, estimates and evaluates the impact of theses and dissertations on AD for Translation Studies and, more specifically, for Accessible Audiovisual Translation studies. We analyzed a corpus of 112 theses and dissertations published in the Capes’ Theses and Dissertations Catalog database. In total, 70 academic master's theses, 14 professional master's theses, and 28 PhD dissertations deal with 18 different themes involving AD. We analyzed the content of the category “AD in education”, because it is the most representative in the corpus, with 37 works (33%), and identified that most of the defended works deal with AD in the classroom and in didactic materials. These studies sought to contribute to the accessibility of people with visual impairment by conducting empirical research involving the social environment to which they belong to and seeking to contribute to the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectTradução Audiovisual acessívelpt_BR
dc.subjectEstudos da Traduçãopt_BR
dc.subjectAudiodescrição na educaçãopt_BR
dc.subjectAudiodescrição de imagens estáticaspt_BR
dc.subjectAudio descriptionpt_BR
dc.subjectAccessible Audiovisual Translationpt_BR
dc.subjectTranslation Studiespt_BR
dc.subjectAudio description in Educationpt_BR
dc.subjectAudio description of static imagespt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titlePesquisas sobre a audiodescrição no Brasil: o que os números (não) descrevem?pt_BR
dc.title.alternativeResearch on audio description in Brazil: what do numbers (not) describe?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Esqueda, Marileide Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3341029625579574pt_BR
dc.contributor.referee1Seoane, Alexandra Frazão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4084210096212472pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2061152027078267pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA audiodescrição (AD) é uma das modalidades de Tradução Audiovisual acessível (TAVa) que traduz imagens em palavras, isto é, do meio visual para o verbal. Imagens em movimentos, como produções audiovisuais, ou imagens estáticas, como fotografias e pinturas, podem ser audiodescritas. Barbosa (2020) demonstrou que, entre 2009 e 2018, houve um crescente interesse por partes dos pós-graduandos brasileiros em defender suas dissertações e teses sobre o tema AD. Assim, esta dissertação tem como objetivo compreender o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação sobre AD, em nível de mestrado e doutorado, no Brasil. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de metodologia descritiva que, a partir de técnicas bibliométricas e cienciométricas, quantifica e analisa o conteúdo das dissertações e teses sobre AD para os Estudos da Tradução e, mais especificamente, para os estudos sobre TAVa. Analisamos um corpus de 112 dissertações e teses veiculadas na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. No total, 70 dissertações de mestrado acadêmico, 14 de mestrado profissional e 28 teses de doutorado versam sobre 18 temáticas diferentes sobre AD. Analisamos o conteúdo da categoria “AD na educação”, por ser a mais representativa no corpus, com 37 trabalhos (33%), e identificamos que a maioria dos trabalhos defendidos versam sobre AD em sala de aula e em materiais didáticos. Os trabalhos buscaram contribuir para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual ao realizarem pesquisas empíricas envolvendo o meio social ao qual estão inseridos e buscando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration93pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.597pt_BR
dc.crossref.doibatchid0cf3ef79-be41-46a9-b357-f5723b2e29a6-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoAudiodescriçãopt_BR
dc.subject.autorizadoServiços de traduçãopt_BR
dc.subject.autorizadoBibliometriapt_BR
dc.subject.autorizadoPessoas com deficiência visual - Serviços parapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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