Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36418
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9575-5830
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Jogos lúdicos na prática odontopediátrica: cultivando boas memórias na cadeira da dentista.
Título (s) alternativo (s): Ludic games in pediatric dentistry practice: cultivating good memories in the dentist's chair.
Autor: Souza, Hellen Cristina Batista
Primer orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primer miembro de la banca: Oliveira, Fabiana Sodré de
Segundo miembro de la banca: Leite, Vilma Campos dos Santos
Resumen: O medo de ir ao cirurgião-dentista é histórico e ainda latente na maior parte da população. Na primeira infância, nem sempre a criança estará disposta ao tratamento odontológico, ou mesmo possuirá maturidade para compreender a importância da visita ao cirurgião-dentista e da manutenção da saúde bucal. Partindo deste ponto, para que o atendimento e o tratamento sejam estabelecidos de forma humanizada, é necessário que o odontopediatra gerencie o comportamento infantil. A presente dissertação apresenta e analisa sete relatos vividos em minha prática clínica na odontopediatria, sendo estas práticas realizadas em minha clínica particular, sediada na cidade de Araguari, Minas Gerais; onde faço uma reflexão sobre a importância do lúdico na minha experiência com atendimento odontopediátrico. Descritos na literatura, existem técnicas de gerenciamento comportamental e recursos lúdicos que, se empregados pelo profissional de forma certeira, podem transformar a visita ao cirurgião-dentista em um momento de muita diversão e aprendizado. Na minha carreira, sendo cirurgiã-dentista e atriz de formação acadêmica, pude aliar técnicas de gerenciamento e recursos lúdicos já existentes na prática teatral, pesquisando e desenvolvendo jogos, que neste contexto adotam o sentido de brincadeiras, para enriquecer meus atendimentos infantis. Esta prática que a princípio aconteceu de forma empírica e despretensiosa, se tornou rotineira. O brincar tomou um lugar de grande destaque nos atendimentos de forma que decidi pesquisar academicamente estas possibilidades terapêuticas.
Abstract: The fear of going to the dentist is historical and still latent in most of population. In early childhood, the child will not always be willing to undergo dental treatment, or even have the maturity to understand the importance of visiting the dentist and maintaining oral health. From this point on, for the care and treatment to be established in a humanized way, it is necessary for the pediatric dentist to manage child behavior. This dissertation presents and analyses seven reports experienced in my clinical practice in pediatric dentistry, these practices were performed in my private clinic, based in the city of Araguari, Minas Gerais; where I reflect on the importance of playing in my experience with pediatric dental care. Described in the literature, there are behavioral management techniques and ludic resources that, if used correctly by the professional, can transform the visit to the dentist into a moment of great fun and learning. In my career, as a dental surgeon and actress with an academic background, I was able to combine management techniques and ludic resources that already exist in theatrical practice, researching and developing games, which in this context adopt the sense of play, to enrich my child care. This practice, which at first happened in a empirical and unpretentious way, became routine. Playing took a prominent place in the consultations, so I decided to academically research these therapeutic possibilities.
Palabras clave: Infância
Childhood
Odontopediatria
Criança.
Lúdico
Jogos Teatrais
Brincar
Comportamento infantil
Terapia Comportamental
Drama
Behavior Therapy.
Child
Pediatric Dentistry. .
Child Behavior
Drama Games.
Play.
Ludic
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA
Tema: Artes
Artes cênicas
Odontologia pediátrica
Jogos educativos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Cita: SOUZA, Hellen Cristina Batista. Jogos lúdicos na prática odontopediátrica: cultivando boas memórias na cadeira da dentista. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.584
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.584
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36418
Fecha de defensa: 14-oct-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JogosLúdicosPrática.pdf8.72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons