Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36418
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9575-5830 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Jogos lúdicos na prática odontopediátrica: cultivando boas memórias na cadeira da dentista. |
Título (s) alternativo (s): | Ludic games in pediatric dentistry practice: cultivating good memories in the dentist's chair. |
Autor: | Souza, Hellen Cristina Batista |
Primer orientador: | Silva, Narciso Larangeira Telles da |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, Fabiana Sodré de |
Segundo miembro de la banca: | Leite, Vilma Campos dos Santos |
Resumen: | O medo de ir ao cirurgião-dentista é histórico e ainda latente na maior parte da população. Na primeira infância, nem sempre a criança estará disposta ao tratamento odontológico, ou mesmo possuirá maturidade para compreender a importância da visita ao cirurgião-dentista e da manutenção da saúde bucal. Partindo deste ponto, para que o atendimento e o tratamento sejam estabelecidos de forma humanizada, é necessário que o odontopediatra gerencie o comportamento infantil. A presente dissertação apresenta e analisa sete relatos vividos em minha prática clínica na odontopediatria, sendo estas práticas realizadas em minha clínica particular, sediada na cidade de Araguari, Minas Gerais; onde faço uma reflexão sobre a importância do lúdico na minha experiência com atendimento odontopediátrico. Descritos na literatura, existem técnicas de gerenciamento comportamental e recursos lúdicos que, se empregados pelo profissional de forma certeira, podem transformar a visita ao cirurgião-dentista em um momento de muita diversão e aprendizado. Na minha carreira, sendo cirurgiã-dentista e atriz de formação acadêmica, pude aliar técnicas de gerenciamento e recursos lúdicos já existentes na prática teatral, pesquisando e desenvolvendo jogos, que neste contexto adotam o sentido de brincadeiras, para enriquecer meus atendimentos infantis. Esta prática que a princípio aconteceu de forma empírica e despretensiosa, se tornou rotineira. O brincar tomou um lugar de grande destaque nos atendimentos de forma que decidi pesquisar academicamente estas possibilidades terapêuticas. |
Abstract: | The fear of going to the dentist is historical and still latent in most of population. In early childhood, the child will not always be willing to undergo dental treatment, or even have the maturity to understand the importance of visiting the dentist and maintaining oral health. From this point on, for the care and treatment to be established in a humanized way, it is necessary for the pediatric dentist to manage child behavior. This dissertation presents and analyses seven reports experienced in my clinical practice in pediatric dentistry, these practices were performed in my private clinic, based in the city of Araguari, Minas Gerais; where I reflect on the importance of playing in my experience with pediatric dental care. Described in the literature, there are behavioral management techniques and ludic resources that, if used correctly by the professional, can transform the visit to the dentist into a moment of great fun and learning. In my career, as a dental surgeon and actress with an academic background, I was able to combine management techniques and ludic resources that already exist in theatrical practice, researching and developing games, which in this context adopt the sense of play, to enrich my child care. This practice, which at first happened in a empirical and unpretentious way, became routine. Playing took a prominent place in the consultations, so I decided to academically research these therapeutic possibilities. |
Palabras clave: | Infância Childhood Odontopediatria Criança. Lúdico Jogos Teatrais Brincar Comportamento infantil Terapia Comportamental Drama Behavior Therapy. Child Pediatric Dentistry. . Child Behavior Drama Games. Play. Ludic |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA |
Tema: | Artes Artes cênicas Odontologia pediátrica Jogos educativos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Cita: | SOUZA, Hellen Cristina Batista. Jogos lúdicos na prática odontopediátrica: cultivando boas memórias na cadeira da dentista. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.584 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.584 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36418 |
Fecha de defensa: | 14-oct-2022 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JogosLúdicosPrática.pdf | 8.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons