Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Hellen Cristina Batista-
dc.date.accessioned2022-11-18T14:14:33Z-
dc.date.available2022-11-18T14:14:33Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Hellen Cristina Batista. Jogos lúdicos na prática odontopediátrica: cultivando boas memórias na cadeira da dentista. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.584pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36418-
dc.description.abstractThe fear of going to the dentist is historical and still latent in most of population. In early childhood, the child will not always be willing to undergo dental treatment, or even have the maturity to understand the importance of visiting the dentist and maintaining oral health. From this point on, for the care and treatment to be established in a humanized way, it is necessary for the pediatric dentist to manage child behavior. This dissertation presents and analyses seven reports experienced in my clinical practice in pediatric dentistry, these practices were performed in my private clinic, based in the city of Araguari, Minas Gerais; where I reflect on the importance of playing in my experience with pediatric dental care. Described in the literature, there are behavioral management techniques and ludic resources that, if used correctly by the professional, can transform the visit to the dentist into a moment of great fun and learning. In my career, as a dental surgeon and actress with an academic background, I was able to combine management techniques and ludic resources that already exist in theatrical practice, researching and developing games, which in this context adopt the sense of play, to enrich my child care. This practice, which at first happened in a empirical and unpretentious way, became routine. Playing took a prominent place in the consultations, so I decided to academically research these therapeutic possibilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectOdontopediatriapt_BR
dc.subjectCriança.pt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectJogos Teatraispt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectComportamento infantilpt_BR
dc.subjectTerapia Comportamentalpt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectBehavior Therapy.pt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectPediatric Dentistry. .pt_BR
dc.subjectChild Behaviorpt_BR
dc.subjectDrama Games.pt_BR
dc.subjectPlay.pt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.titleJogos lúdicos na prática odontopediátrica: cultivando boas memórias na cadeira da dentista.pt_BR
dc.title.alternativeLudic games in pediatric dentistry practice: cultivating good memories in the dentist's chair.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabiana Sodré de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4466872588578468pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413593325398183pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3055177664459350pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO medo de ir ao cirurgião-dentista é histórico e ainda latente na maior parte da população. Na primeira infância, nem sempre a criança estará disposta ao tratamento odontológico, ou mesmo possuirá maturidade para compreender a importância da visita ao cirurgião-dentista e da manutenção da saúde bucal. Partindo deste ponto, para que o atendimento e o tratamento sejam estabelecidos de forma humanizada, é necessário que o odontopediatra gerencie o comportamento infantil. A presente dissertação apresenta e analisa sete relatos vividos em minha prática clínica na odontopediatria, sendo estas práticas realizadas em minha clínica particular, sediada na cidade de Araguari, Minas Gerais; onde faço uma reflexão sobre a importância do lúdico na minha experiência com atendimento odontopediátrico. Descritos na literatura, existem técnicas de gerenciamento comportamental e recursos lúdicos que, se empregados pelo profissional de forma certeira, podem transformar a visita ao cirurgião-dentista em um momento de muita diversão e aprendizado. Na minha carreira, sendo cirurgiã-dentista e atriz de formação acadêmica, pude aliar técnicas de gerenciamento e recursos lúdicos já existentes na prática teatral, pesquisando e desenvolvendo jogos, que neste contexto adotam o sentido de brincadeiras, para enriquecer meus atendimentos infantis. Esta prática que a princípio aconteceu de forma empírica e despretensiosa, se tornou rotineira. O brincar tomou um lugar de grande destaque nos atendimentos de forma que decidi pesquisar academicamente estas possibilidades terapêuticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration114pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.584pt_BR
dc.orcid.putcode123152055-
dc.crossref.doibatchidd08e2949-21b4-4b91-b223-d09f1b847d90-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoArtes cênicaspt_BR
dc.subject.autorizadoOdontologia pediátricapt_BR
dc.subject.autorizadoJogos educativospt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogosLúdicosPrática.pdf8.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons