Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFaria, Edy Wilson Silva-
dc.date.accessioned2022-11-11T17:18:11Z-
dc.date.available2022-11-11T17:18:11Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationFARIA, Edy Wilson Silva. Histórias em quadrinhos e a construção de narrativas alternativas: a geografia em pantera negra. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36384-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectAfrofuturismopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos e a construção de narrativas alternativas: a geografia em pantera negrapt_BR
dc.title.alternativeGeografia e narrativas alternativas: A Geografia em Pantera Negrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tulio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Antonio Marcos Machado de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6161097638514780pt_BR
dc.contributor.referee2Alison Nascimento Teixeira, Alison Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://orcid.org/0000-0003-1540-414Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540300234888596pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho como objetivo para compreender a linguagem das histórias em quadrinhos como uma narrativa didática para entender os processos históricos, sociais, políticos, geográficos e culturais. Desse modo, as HQs têm grande impacto na organização da cultura, pois as mesmas tiveram um amplo direcionamento para diversão e também formação cultural. Através do materialismo histórico-dialético , apresento como as histórias em quadrinhos foram afetadas pelos eventos históricos do século XX. Através da crítica presente nas HQs e da incorporação do Afrofuturismo utilizando o personagem Pantera Negra podemos criar perspectivas de análise que nos permitem trabalhar os temas de África de acordo com os parametros da lei 10639/03 O uso da histórias em quadrinhos no ensino podem ter uma repercussão positiva, nos auxiliando a compreeender a realidade ao mesmo tempo em que nos permite construir novos caminhos para a transforamação da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.orcid.putcode122663637-
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistóriaQuadrinhosConstrução.pdfTCC5.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons