Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36376| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas |
| Título(s) alternativo(s): | Classical Guitar interpretive postures: an analysis of Gavotta-Choro, by Heitor Villa-Lobos, from the recordings of two guitarists |
| Autor(es): | Oliveira Júnior, Dirceu de Sousa |
| Primeiro orientador: | Orosco, Maurício Tadeu dos Santos |
| Primeiro membro da banca: | Alfonso, Sandra Mara |
| Segundo membro da banca: | Morato, Cíntia Thais |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir algumas posturas sobre interpretação musical fundamentadas em uma revisão bibliográfica e identificar expressões associadas a estas posturas, identificadas nas gravações da Gavotta-Choro de Heitor Villa Lobos (1887-1959) por parte de dois violonistas referenciais, Julian Bream (1933-2020) e Fábio Zanon (1966-). Após o levantamento de conceitos teóricos em torno do tema e considerações acerca dos materiais musicais presentes na obra, nosso foco recaiu sobre as minúcias interpretativas com ênfase na agógica e, por meio dela, na avaliação da fraseologia como um todo, perpassando aspectos estruturais e timbrísticos implicados. Nossa busca foi a de conhecer possibilidades plausíveis de influências advindas de gêneros musicais populares, vocais e instrumentais, nas decisões de intérpretes atuais, de modo a inferir e avaliar uma suposta intuição informada (Rink) que lhes deram base. |
| Abstract: | This work aims to discuss some positions on musical interpretation based on a bibliographic review and to identify expressions associated with these positions through of the recordings of the Heitor Villa Lobos’s Gavotta-Choro, by two reference guitarists, Julian Bream (1933-2020) and Fábio Zanon (1966-). After surveying theoretical concepts around the theme and considerations about the musical materials present in the work, our focus sought the interpretive details with an emphasis on agogic and, through it, on the evaluation of phraseology as a whole, permeating structural and timbristic aspects involved. Our search was to know plausible possibilities of influences from popular musical genres (vocal and instrumental ones), in the decisions’s current interpreters, in order to infer and evaluate a supposedly informed intuition (Rink) who gave them the support. |
| Palavras-chave: | Interpretação musical Gavotta-Choro Intuição informada Análise musical |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | OLIVEIRA JUNIOR, Dirceu de Sousa. Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36376 |
| Data de defesa: | 19-Ago-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Música |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PosturasInterpretativasViolão.pdf | TCC | 1.51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
