Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36376
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas
Título(s) alternativo(s): Classical Guitar interpretive postures: an analysis of Gavotta-Choro, by Heitor Villa-Lobos, from the recordings of two guitarists
Autor(es): Oliveira Júnior, Dirceu de Sousa
Primeiro orientador: Orosco, Maurício Tadeu dos Santos
Primeiro membro da banca: Alfonso, Sandra Mara
Segundo membro da banca: Morato, Cíntia Thais
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir algumas posturas sobre interpretação musical fundamentadas em uma revisão bibliográfica e identificar expressões associadas a estas posturas, identificadas nas gravações da Gavotta-Choro de Heitor Villa Lobos (1887-1959) por parte de dois violonistas referenciais, Julian Bream (1933-2020) e Fábio Zanon (1966-). Após o levantamento de conceitos teóricos em torno do tema e considerações acerca dos materiais musicais presentes na obra, nosso foco recaiu sobre as minúcias interpretativas com ênfase na agógica e, por meio dela, na avaliação da fraseologia como um todo, perpassando aspectos estruturais e timbrísticos implicados. Nossa busca foi a de conhecer possibilidades plausíveis de influências advindas de gêneros musicais populares, vocais e instrumentais, nas decisões de intérpretes atuais, de modo a inferir e avaliar uma suposta intuição informada (Rink) que lhes deram base.
Abstract: This work aims to discuss some positions on musical interpretation based on a bibliographic review and to identify expressions associated with these positions through of the recordings of the Heitor Villa Lobos’s Gavotta-Choro, by two reference guitarists, Julian Bream (1933-2020) and Fábio Zanon (1966-). After surveying theoretical concepts around the theme and considerations about the musical materials present in the work, our focus sought the interpretive details with an emphasis on agogic and, through it, on the evaluation of phraseology as a whole, permeating structural and timbristic aspects involved. Our search was to know plausible possibilities of influences from popular musical genres (vocal and instrumental ones), in the decisions’s current interpreters, in order to infer and evaluate a supposedly informed intuition (Rink) who gave them the support.
Palavras-chave: Interpretação musical
Gavotta-Choro
Intuição informada
Análise musical
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA JUNIOR, Dirceu de Sousa. Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36376
Data de defesa: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PosturasInterpretativasViolão.pdfTCC1.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.