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dc.creatorOliveira Júnior, Dirceu de Sousa-
dc.date.accessioned2022-11-10T16:00:21Z-
dc.date.available2022-11-10T16:00:21Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JUNIOR, Dirceu de Sousa. Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36376-
dc.description.abstractThis work aims to discuss some positions on musical interpretation based on a bibliographic review and to identify expressions associated with these positions through of the recordings of the Heitor Villa Lobos’s Gavotta-Choro, by two reference guitarists, Julian Bream (1933-2020) and Fábio Zanon (1966-). After surveying theoretical concepts around the theme and considerations about the musical materials present in the work, our focus sought the interpretive details with an emphasis on agogic and, through it, on the evaluation of phraseology as a whole, permeating structural and timbristic aspects involved. Our search was to know plausible possibilities of influences from popular musical genres (vocal and instrumental ones), in the decisions’s current interpreters, in order to infer and evaluate a supposedly informed intuition (Rink) who gave them the support.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterpretação musicalpt_BR
dc.subjectGavotta-Choropt_BR
dc.subjectIntuição informadapt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.titlePosturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistaspt_BR
dc.title.alternativeClassical Guitar interpretive postures: an analysis of Gavotta-Choro, by Heitor Villa-Lobos, from the recordings of two guitaristspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Orosco, Maurício Tadeu dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3268304397002139pt_BR
dc.contributor.referee1Alfonso, Sandra Mara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8801235622088045pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cíntia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1490600421276907pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo discutir algumas posturas sobre interpretação musical fundamentadas em uma revisão bibliográfica e identificar expressões associadas a estas posturas, identificadas nas gravações da Gavotta-Choro de Heitor Villa Lobos (1887-1959) por parte de dois violonistas referenciais, Julian Bream (1933-2020) e Fábio Zanon (1966-). Após o levantamento de conceitos teóricos em torno do tema e considerações acerca dos materiais musicais presentes na obra, nosso foco recaiu sobre as minúcias interpretativas com ênfase na agógica e, por meio dela, na avaliação da fraseologia como um todo, perpassando aspectos estruturais e timbrísticos implicados. Nossa busca foi a de conhecer possibilidades plausíveis de influências advindas de gêneros musicais populares, vocais e instrumentais, nas decisões de intérpretes atuais, de modo a inferir e avaliar uma suposta intuição informada (Rink) que lhes deram base.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

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