Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36361
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0280-5120
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre ciberespaço e cibercultura: análise cultural da relação comunicativa de professores e alunos no ambiente virtual Moodle
Título(s) alternativo(s): Between cyberspace and cyberculture: cultural analysis of the communicative relationship of teachers and students in the Moodle Learning Management System
Autor(es): Andrade, Rosemary de Fátima
Primeiro orientador: Sousa, Gerson de
Primeiro membro da banca: Souza Silva, Diva
Segundo membro da banca: Cury, Lucilene
Resumo: Essa dissertação tem por finalidade investigar a relação comunicativa entre professores e alunos no ambiente virtual Moodle no espaço da UFTM, como ocorre o processo comunicativo no ambiente virtual enquanto ciberespaço, sendo este um novo meio de comunicação para a disseminação de ideias e possibilitando novas vias de aquisição do conhecimento. O objetivo geral deste trabalho é analisar se o ambiente virtual Moodle se processa como cibercultura no processo de construção de conhecimento no espaço da UFTM. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa será a análise cultural, como método de investigação dos processos comunicativos, e com base na centralidade do sujeito nas práticas sociais. A partir da análise da entrevista dos professores, da análise da participação dos alunos nas disciplinas, a estrutura do ambiente virtual, conclui-se que o ambiente virtual Moodle, dentre suas fragilidades e potencialidades, é um espaço que tem potencial para propiciar a comunicação, a interação e o engajamento, com potencial de se configurar como cibercultura, pois oferece diversas funcionalidades e possibilidades para promover a construção de saberes. A proposta da análise dissertativa é contribuir, futuramente, para uma reformulação do Moodle que instigue a cibercultura.
Abstract: This dissertation aims to investigate the communicative relationship between teachers and students in the Moodle virtual environment in the UFTM environment, how the communicative process occurs in the virtual environment as a cyberspace, which is a new means of communication for the dissemination of ideas and enabling new ways of communication and knowledge acquisition. The general objective of this work is to analyze whether the Moodle virtual environment is processed as cyberculture in the process of knowledge construction in the UFTM environment. The methodology used in the development of the research will be cultural analysis, as a method of investigation of communicative processes, and based on the centrality of the subject in social practices. From the analysis of the teachers interviews, the analysis of the students participation in the disciplines, the structure of the virtual environment, it is concluded that the Moodle virtual environment, among its weaknesses and potentialities, is a space that has the potential to provide communication, interaction and engagement, with the potential to configure itself as cyberculture, as it offers several functionalities and possibilities to promote the construction of knowledge. The proposal of the dissertation analysis is to contribute, in the future, to a reformulation of Moodle that instigates cyberculture.
Palavras-chave: Processo Comunicativo
Ciberespaço
Cibercultura
Conhecimento
Estudos Culturais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Ambientes virtuais compartilhados
Comunicação e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: ANDRADE, Rosemary de Fátima. Entre ciberespaço e cibercultura: análise cultural da relação comunicativa de professores e alunos no ambiente virtual Moodle. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.518.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.518
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36361
Data de defesa: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EntreCiberespaçoCibercultura.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.