Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36361
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Rosemary de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T14:12:54Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T14:12:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Rosemary de Fátima. Entre ciberespaço e cibercultura: análise cultural da relação comunicativa de professores e alunos no ambiente virtual Moodle. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.518. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36361 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to investigate the communicative relationship between teachers and students in the Moodle virtual environment in the UFTM environment, how the communicative process occurs in the virtual environment as a cyberspace, which is a new means of communication for the dissemination of ideas and enabling new ways of communication and knowledge acquisition. The general objective of this work is to analyze whether the Moodle virtual environment is processed as cyberculture in the process of knowledge construction in the UFTM environment. The methodology used in the development of the research will be cultural analysis, as a method of investigation of communicative processes, and based on the centrality of the subject in social practices. From the analysis of the teachers interviews, the analysis of the students participation in the disciplines, the structure of the virtual environment, it is concluded that the Moodle virtual environment, among its weaknesses and potentialities, is a space that has the potential to provide communication, interaction and engagement, with the potential to configure itself as cyberculture, as it offers several functionalities and possibilities to promote the construction of knowledge. The proposal of the dissertation analysis is to contribute, in the future, to a reformulation of Moodle that instigates cyberculture. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo Comunicativo | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Estudos Culturais | pt_BR |
dc.title | Entre ciberespaço e cibercultura: análise cultural da relação comunicativa de professores e alunos no ambiente virtual Moodle | pt_BR |
dc.title.alternative | Between cyberspace and cyberculture: cultural analysis of the communicative relationship of teachers and students in the Moodle Learning Management System | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Gerson de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4315543987857344 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza Silva, Diva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0257987232283189 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cury, Lucilene | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2517056379461965 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5475287394319580 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação tem por finalidade investigar a relação comunicativa entre professores e alunos no ambiente virtual Moodle no espaço da UFTM, como ocorre o processo comunicativo no ambiente virtual enquanto ciberespaço, sendo este um novo meio de comunicação para a disseminação de ideias e possibilitando novas vias de aquisição do conhecimento. O objetivo geral deste trabalho é analisar se o ambiente virtual Moodle se processa como cibercultura no processo de construção de conhecimento no espaço da UFTM. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa será a análise cultural, como método de investigação dos processos comunicativos, e com base na centralidade do sujeito nas práticas sociais. A partir da análise da entrevista dos professores, da análise da participação dos alunos nas disciplinas, a estrutura do ambiente virtual, conclui-se que o ambiente virtual Moodle, dentre suas fragilidades e potencialidades, é um espaço que tem potencial para propiciar a comunicação, a interação e o engajamento, com potencial de se configurar como cibercultura, pois oferece diversas funcionalidades e possibilidades para promover a construção de saberes. A proposta da análise dissertativa é contribuir, futuramente, para uma reformulação do Moodle que instigue a cibercultura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.sizeorduration | 107 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.518 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 122423689 | - |
dc.crossref.doibatchid | 90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25 | - |
dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Comunicação e educação | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EntreCiberespaçoCibercultura.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.