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dc.creatorAndrade, Rosemary de Fátima-
dc.date.accessioned2022-11-08T14:12:54Z-
dc.date.available2022-11-08T14:12:54Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationANDRADE, Rosemary de Fátima. Entre ciberespaço e cibercultura: análise cultural da relação comunicativa de professores e alunos no ambiente virtual Moodle. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.518.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36361-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the communicative relationship between teachers and students in the Moodle virtual environment in the UFTM environment, how the communicative process occurs in the virtual environment as a cyberspace, which is a new means of communication for the dissemination of ideas and enabling new ways of communication and knowledge acquisition. The general objective of this work is to analyze whether the Moodle virtual environment is processed as cyberculture in the process of knowledge construction in the UFTM environment. The methodology used in the development of the research will be cultural analysis, as a method of investigation of communicative processes, and based on the centrality of the subject in social practices. From the analysis of the teachers interviews, the analysis of the students participation in the disciplines, the structure of the virtual environment, it is concluded that the Moodle virtual environment, among its weaknesses and potentialities, is a space that has the potential to provide communication, interaction and engagement, with the potential to configure itself as cyberculture, as it offers several functionalities and possibilities to promote the construction of knowledge. The proposal of the dissertation analysis is to contribute, in the future, to a reformulation of Moodle that instigates cyberculture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso Comunicativopt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEstudos Culturaispt_BR
dc.titleEntre ciberespaço e cibercultura: análise cultural da relação comunicativa de professores e alunos no ambiente virtual Moodlept_BR
dc.title.alternativeBetween cyberspace and cyberculture: cultural analysis of the communicative relationship of teachers and students in the Moodle Learning Management Systempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Gerson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315543987857344pt_BR
dc.contributor.referee1Souza Silva, Diva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0257987232283189pt_BR
dc.contributor.referee2Cury, Lucilene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2517056379461965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5475287394319580pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem por finalidade investigar a relação comunicativa entre professores e alunos no ambiente virtual Moodle no espaço da UFTM, como ocorre o processo comunicativo no ambiente virtual enquanto ciberespaço, sendo este um novo meio de comunicação para a disseminação de ideias e possibilitando novas vias de aquisição do conhecimento. O objetivo geral deste trabalho é analisar se o ambiente virtual Moodle se processa como cibercultura no processo de construção de conhecimento no espaço da UFTM. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa será a análise cultural, como método de investigação dos processos comunicativos, e com base na centralidade do sujeito nas práticas sociais. A partir da análise da entrevista dos professores, da análise da participação dos alunos nas disciplinas, a estrutura do ambiente virtual, conclui-se que o ambiente virtual Moodle, dentre suas fragilidades e potencialidades, é um espaço que tem potencial para propiciar a comunicação, a interação e o engajamento, com potencial de se configurar como cibercultura, pois oferece diversas funcionalidades e possibilidades para promover a construção de saberes. A proposta da análise dissertativa é contribuir, futuramente, para uma reformulação do Moodle que instigue a cibercultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration107pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.518pt_BR
dc.orcid.putcode122423689-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subject.autorizadoComunicação e educaçãopt_BR
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