Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36360
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Tabuleiro de evolução biológica: um jogo didático como ferramenta lúdica para o ensino médio
Alternate title (s): Biological evolution board: a didactic game as a playful tool for high school
Author: Prado, Beatriz Calaça do
First Advisor: Pereira, Francielle Amâncio
First member of the Committee: Almeida, Ariádine Cristine de
Second member of the Committee: Custódio, Luciana Nascimento
Summary: A Evolução é considerada um tema central da Biologia, estabelecendo relações entre os seres vivos existentes e o grau de parentesco entre essas espécies. Muitos são os fatores que dificultam o processo de assimilação desse conteúdo a começar pelas influências religiosas, de crenças e culturas, a defasagem na formação dos docentes, o livro didático incompleto, o currículo escolar. Ferramentas lúdicas podem auxiliar esse processo, motivando os alunos, fazendo com que o indivíduo seja capaz de interpretar e dar significado a determinado fenômeno. Assim, buscou-se apresentar um jogo didático como ferramenta lúdica ao ensino de Evolução Biológica aos alunos de Ensino Médio. Elaborou-se um jogo de tabuleiro contendo um percurso a ser seguido. Nele há três tipos de casas para que os jogadores avancem ou recuem no jogo ao lançar o dado e responder corretamente as perguntas propostas. Nas cartas estão questionamentos sobre as teorias de Evolução Biológicas e afirmações para se responder ‘V’ ou ‘F’. O jogo elaborado foi aplicado a três turmas de 3º Ano do Ensino Médio da Unidade Integrada Sesi Senai de Catalão - GO. Utilizou-se a observação participante e a escrita de um diário de bordo ao longo de todo o processo. Os estudantes reconheceram estar mais atentos às explicações teóricas de modo a terem melhor desempenho no jogo, facilitando o percurso e conhecendo mais conteúdo para responder as questões. Os resultados obtidos apontam a atividade lúdica como facilitadora do processo de aprendizagem.
Abstract: Evolution is considered a central theme of biology, establishing relationships between existing living beings and the degree of kinship between these species. There are many factorsthat hinder the process of assimilating this content, starting with religious influences, beliefs and cultures, the gap in the training of teachers, the incomplete textbook, the school curriculum. Playful tools can assist this process, motivating students, making the individual able to interpret and give meaning to a certain phenomenon. Thus, it sought to present a didactic game as a recreational tool for teaching Biological Evolution to high school students. A board game was elaborated containing a course to be followed. In it there are three types of boxes for players to move forward or backward in the game by rolling the dice and correctly answering the proposed questions. In the letters, there are questions about the theories of Biological Evolution and statements to answer ‘T’ or ‘F’. The game was applied to three classes of 3rd year of high school at the Unidade Integrada Sesi Senai in Catalão – GO. Participating observation and the writing of a logbook were used throughout the process. The students acknowledged to be more attentive to the theoretical explanations in order to have a better performance in the game, facilitating the route and knowing more content to answer the questions. The results obtained point to ludic activity as a facilitator of learning process.
Keywords: Ensino Médio
Jogo didático
Ensino de Evolução Biológica
High School
Biological Evolution Education
Didactic Game
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Subject: Ciências - Estudo e ensino
Jogos educativos
Biologia (Ensino médio) - Catalão (GO)
SENAI - Catalão (GO)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: PRADO, Beatriz Calaça do. Tabuleiro de evolução biológica: um jogo didático como ferramenta lúdica para o Ensino Médio. 2020. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.714
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36360
Date of defense: 29-Jul-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TabuleiroEvoluçãoBiológica.pdfDissertação993.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons