Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPrado, Beatriz Calaça do-
dc.date.accessioned2022-11-08T13:46:17Z-
dc.date.available2022-11-08T13:46:17Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.identifier.citationPRADO, Beatriz Calaça do. Tabuleiro de evolução biológica: um jogo didático como ferramenta lúdica para o Ensino Médio. 2020. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36360-
dc.description.abstractEvolution is considered a central theme of biology, establishing relationships between existing living beings and the degree of kinship between these species. There are many factorsthat hinder the process of assimilating this content, starting with religious influences, beliefs and cultures, the gap in the training of teachers, the incomplete textbook, the school curriculum. Playful tools can assist this process, motivating students, making the individual able to interpret and give meaning to a certain phenomenon. Thus, it sought to present a didactic game as a recreational tool for teaching Biological Evolution to high school students. A board game was elaborated containing a course to be followed. In it there are three types of boxes for players to move forward or backward in the game by rolling the dice and correctly answering the proposed questions. In the letters, there are questions about the theories of Biological Evolution and statements to answer ‘T’ or ‘F’. The game was applied to three classes of 3rd year of high school at the Unidade Integrada Sesi Senai in Catalão – GO. Participating observation and the writing of a logbook were used throughout the process. The students acknowledged to be more attentive to the theoretical explanations in order to have a better performance in the game, facilitating the route and knowing more content to answer the questions. The results obtained point to ludic activity as a facilitator of learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Evolução Biológicapt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectBiological Evolution Educationpt_BR
dc.subjectDidactic Gamept_BR
dc.titleTabuleiro de evolução biológica: um jogo didático como ferramenta lúdica para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeBiological evolution board: a didactic game as a playful tool for high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705058A4pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Custódio, Luciana Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143708968261284pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4276745E2pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Evolução é considerada um tema central da Biologia, estabelecendo relações entre os seres vivos existentes e o grau de parentesco entre essas espécies. Muitos são os fatores que dificultam o processo de assimilação desse conteúdo a começar pelas influências religiosas, de crenças e culturas, a defasagem na formação dos docentes, o livro didático incompleto, o currículo escolar. Ferramentas lúdicas podem auxiliar esse processo, motivando os alunos, fazendo com que o indivíduo seja capaz de interpretar e dar significado a determinado fenômeno. Assim, buscou-se apresentar um jogo didático como ferramenta lúdica ao ensino de Evolução Biológica aos alunos de Ensino Médio. Elaborou-se um jogo de tabuleiro contendo um percurso a ser seguido. Nele há três tipos de casas para que os jogadores avancem ou recuem no jogo ao lançar o dado e responder corretamente as perguntas propostas. Nas cartas estão questionamentos sobre as teorias de Evolução Biológicas e afirmações para se responder ‘V’ ou ‘F’. O jogo elaborado foi aplicado a três turmas de 3º Ano do Ensino Médio da Unidade Integrada Sesi Senai de Catalão - GO. Utilizou-se a observação participante e a escrita de um diário de bordo ao longo de todo o processo. Os estudantes reconheceram estar mais atentos às explicações teóricas de modo a terem melhor desempenho no jogo, facilitando o percurso e conhecendo mais conteúdo para responder as questões. Os resultados obtidos apontam a atividade lúdica como facilitadora do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.714pt_BR
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
dc.subject.autorizadoCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoJogos educativos-
dc.subject.autorizadoBiologia (Ensino médio) - Catalão (GO)-
dc.subject.autorizadoSENAI - Catalão (GO)-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TabuleiroEvoluçãoBiológica.pdfDissertação993.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons