Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36341
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4020-7623 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | As políticas de inclusão escolar da rede pública estadual de educação básica, na cidade de Uberlândia-MG (2020/2022) - o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) como instrumento da escola |
Título(s) alternativo(s): | The school inclusion policies of the state public basic education network, in the city of Uberlândia-MG (2020/2022) - the Individual Development Plan (PDI) as a school instrument |
Autor(es): | Ponciano, Luhany Ercleide |
Primeiro orientador: | Borges, Maria Célia |
Primeiro membro da banca: | Vieira, Vania Maria de Oliveira |
Segundo membro da banca: | silva, Marcelo Soares Pereira da |
Terceiro membro da banca: | Asnis, Valéria Peres |
Resumo: | Esta pesquisa é resultado de uma investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, inserida na linha de pesquisa “Estado, Política e Gestão em Educação”. O objeto de estudo foi a relação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com a inclusão escolar. Como problematização são apresentadas as seguintes questões: existem relações entre as políticas de educação inclusiva e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno nas escolas? O que a legislação e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas dizem sobre isso? Há uma coerência entre esses instrumentos e suas propostas? O que a legislação e os Projetos Políticos Pedagógicos de duas escolas Estaduais de Uberlândia dizem sobre isso nos anos de 2020 e 2021? O objetivo geral foi compreender qual é a relação existente entre as políticas de educação inclusiva e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno, bem como o que a legislação e os Projetos Políticos Pedagógicos de duas escolas estaduais da cidade de Uberlândia dizem sobre isso (2020/2021). Nos caminhos metodológicos da investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, dentro de uma perspectiva crítica, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. Duas escolas Estaduais de Educação Básica fizeram parte da amostragem e elas se dispuseram a colaborar com a investigação, disponibilizando seus PPPs e PDIs para análise. Como fundamentação teórica foram utilizados os seguintes autores, prioritariamente: BorgesDalbério (2008); Freire (1967,1982,1983,1987,1992, 1996, 1999, 2003); Rios (2010); Mantoan (2002,2003,2010); Silva (2009), cujas obras representam grande riqueza científica pois adentraram o estudo e a contribuição para a formação de professores de nosso país. Foram investigados, enquanto análise documental, a legislação referente às políticas de educação inclusiva sobre o PDI e os Projetos Político Pedagógicos (PPP) das duas escolas estaduais. Os resultados explicitaram que o PDI é importante para atenuar a exclusão dos alunos público da educação especial nas escolas e, dessa forma, o instrumento contribui com a inclusão educacional. Todavia, o PDI precisa ser melhor compreendido, e explorado, e ainda faltam recursos e iniciativas para que a inclusão se viabilize no cotidiano da escola de Educação Básica. |
Abstract: | This research is the result of an investigation at Master's degree of the Post-Graduation Program in Education at the Federal University of Uberlândia, inserted in the research line “State, Policy and Management in Education”. The object of our study is the relationship between the Individual Development Plan (PDI) and inclusion at school. The following questions are part of the problem studied: Are there relationships between inclusive education policies and the student's Individual Development Plan (PDI) at schools? What do the legislation and Pedagogical Political Projects of schools say about this? Is there coherence between these instruments and their proposals? What do the legislation and Pedagogical Political Projects of two state schools in Uberlândia say about this in 2020 and 2021? The general objective was to understand what the relationship between inclusive education policies and the student's Individual Development Plan (PDI) is, as well as what the legislation and Pedagogical Political Projects of two state schools in the city of Uberlândia say about it (2020/2021). As the methodological paths of this investigation, a qualitative approach, within a critical perspective, was used, by means of a bibliographic research and document analysis. Two State Basic Education schools were part of the sample for data collection as they were willing to collaborate with the investigation, making their PPPs and PDIs available for analysis. As theoretical basis, the following authors were primarily used: Borges-Dalbério (2008); Freire (1967, 1982, 1983, 1987, 1992, 1996, 1999, 2003); Rivers (2010); Mantoan (2002, 2003, 2010); and Silva (2009), whose works are of great scientific wealth and their studies and contributions to the training of teachers in our country is worth mentioning. As a document analysis, the legislation referring to inclusive education policies on the PDI and the Political Pedagogical Projects (PPP) of the two state schools were investigated. The results showed that the PDI is important to mitigate the exclusion of students with disabilities at schools. This way, it is an essential tool and contributes to education inclusion. However, the PDI needs to be better understood, and explored, as there is still a lack of resources and initiatives for its inclusion in the daily life of the Basic Education School |
Palavras-chave: | Inclusão Escolar Educação Básica Plano Educacional Individualizado Projeto Político Pedagógico Basic Education Individualized Education Plan Political Pedagogical Project School Inclusion |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação Inclusão escolar Educação básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | PONCIANO, Luhany Ercleide Ponciano. As políticas de inclusão escolar da rede pública estadual de educação básica, na cidade de Uberlândia-MG (2020/2022) - o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) como instrumento da escola. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5355. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5355 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36341 |
Data de defesa: | 18-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
políticasInclusãoEscolar.pdf | Dissertação | 1.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.