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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4020-7623
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: As políticas de inclusão escolar da rede pública estadual de educação básica, na cidade de Uberlândia-MG (2020/2022) - o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) como instrumento da escola
Título (s) alternativo (s): The school inclusion policies of the state public basic education network, in the city of Uberlândia-MG (2020/2022) - the Individual Development Plan (PDI) as a school instrument
Autor: Ponciano, Luhany Ercleide
Primer orientador: Borges, Maria Célia
Primer miembro de la banca: Vieira, Vania Maria de Oliveira
Segundo miembro de la banca: silva, Marcelo Soares Pereira da
Tercer miembro de la banca: Asnis, Valéria Peres
Resumen: Esta pesquisa é resultado de uma investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, inserida na linha de pesquisa “Estado, Política e Gestão em Educação”. O objeto de estudo foi a relação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com a inclusão escolar. Como problematização são apresentadas as seguintes questões: existem relações entre as políticas de educação inclusiva e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno nas escolas? O que a legislação e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas dizem sobre isso? Há uma coerência entre esses instrumentos e suas propostas? O que a legislação e os Projetos Políticos Pedagógicos de duas escolas Estaduais de Uberlândia dizem sobre isso nos anos de 2020 e 2021? O objetivo geral foi compreender qual é a relação existente entre as políticas de educação inclusiva e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno, bem como o que a legislação e os Projetos Políticos Pedagógicos de duas escolas estaduais da cidade de Uberlândia dizem sobre isso (2020/2021). Nos caminhos metodológicos da investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, dentro de uma perspectiva crítica, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. Duas escolas Estaduais de Educação Básica fizeram parte da amostragem e elas se dispuseram a colaborar com a investigação, disponibilizando seus PPPs e PDIs para análise. Como fundamentação teórica foram utilizados os seguintes autores, prioritariamente: BorgesDalbério (2008); Freire (1967,1982,1983,1987,1992, 1996, 1999, 2003); Rios (2010); Mantoan (2002,2003,2010); Silva (2009), cujas obras representam grande riqueza científica pois adentraram o estudo e a contribuição para a formação de professores de nosso país. Foram investigados, enquanto análise documental, a legislação referente às políticas de educação inclusiva sobre o PDI e os Projetos Político Pedagógicos (PPP) das duas escolas estaduais. Os resultados explicitaram que o PDI é importante para atenuar a exclusão dos alunos público da educação especial nas escolas e, dessa forma, o instrumento contribui com a inclusão educacional. Todavia, o PDI precisa ser melhor compreendido, e explorado, e ainda faltam recursos e iniciativas para que a inclusão se viabilize no cotidiano da escola de Educação Básica.
Abstract: This research is the result of an investigation at Master's degree of the Post-Graduation Program in Education at the Federal University of Uberlândia, inserted in the research line “State, Policy and Management in Education”. The object of our study is the relationship between the Individual Development Plan (PDI) and inclusion at school. The following questions are part of the problem studied: Are there relationships between inclusive education policies and the student's Individual Development Plan (PDI) at schools? What do the legislation and Pedagogical Political Projects of schools say about this? Is there coherence between these instruments and their proposals? What do the legislation and Pedagogical Political Projects of two state schools in Uberlândia say about this in 2020 and 2021? The general objective was to understand what the relationship between inclusive education policies and the student's Individual Development Plan (PDI) is, as well as what the legislation and Pedagogical Political Projects of two state schools in the city of Uberlândia say about it (2020/2021). As the methodological paths of this investigation, a qualitative approach, within a critical perspective, was used, by means of a bibliographic research and document analysis. Two State Basic Education schools were part of the sample for data collection as they were willing to collaborate with the investigation, making their PPPs and PDIs available for analysis. As theoretical basis, the following authors were primarily used: Borges-Dalbério (2008); Freire (1967, 1982, 1983, 1987, 1992, 1996, 1999, 2003); Rivers (2010); Mantoan (2002, 2003, 2010); and Silva (2009), whose works are of great scientific wealth and their studies and contributions to the training of teachers in our country is worth mentioning. As a document analysis, the legislation referring to inclusive education policies on the PDI and the Political Pedagogical Projects (PPP) of the two state schools were investigated. The results showed that the PDI is important to mitigate the exclusion of students with disabilities at schools. This way, it is an essential tool and contributes to education inclusion. However, the PDI needs to be better understood, and explored, as there is still a lack of resources and initiatives for its inclusion in the daily life of the Basic Education School
Palabras clave: Inclusão Escolar
Educação Básica
Plano Educacional Individualizado
Projeto Político Pedagógico
Basic Education
Individualized Education Plan
Political Pedagogical Project
School Inclusion
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Inclusão escolar
Educação básica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: PONCIANO, Luhany Ercleide Ponciano. As políticas de inclusão escolar da rede pública estadual de educação básica, na cidade de Uberlândia-MG (2020/2022) - o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) como instrumento da escola. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5355.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5355
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36341
Fecha de defensa: 18-ago-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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