Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorParanaiba, Victor Spini-
dc.date.accessioned2022-10-25T15:36:27Z-
dc.date.available2022-10-25T15:36:27Z-
dc.date.issued2022-09-15-
dc.identifier.citationPARANAIBA, Victor Spini. Gestão de transporte e desenvolvimento da ferramenta de distribuição de cargas e fretes. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36328-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectDistribuiçãopt_BR
dc.subjectCargaspt_BR
dc.subjectFretespt_BR
dc.subjectRoteirizaçãopt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.titleGestão de transporte e desenvolvimento da ferramenta de distribuição de cargas e fretespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luciano José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909679141216768pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Luciano José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909679141216768pt_BR
dc.contributor.referee2Arencibia, Rosenda Valdes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5680475427208141pt_BR
dc.contributor.referee3Waechter, Rafael-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA logística vem sendo utilizada como instrumento que possibilita o desenvolvimento de diferenciais competitivos, pois visa identificar as oportunidades de melhoria dos processos, a redução dos custos das atividades que compõem a cadeia de valor e a maximização dos resultados. A logística de distribuição é responsável por coordenar dezenas de transportadoras que farão a entrega de mercadorias em todo território brasileiro e, dessa forma, faz-se necessário uma análise técnica e crítica capaz de identificar as inúmeras variáveis de um carregamento e apresentar as melhores opções de transportadoras para seguir roteiro. Assim, este trabalho consiste em revisar as principais macro características do setor logístico no país, bem como revisar os processos do setor de transportes de empresas que utilizam da terceirização de frota. Além disso, será apresentado uma ferramenta desenvolvida para diminuir os métodos empíricos baseados na experiência adquirida no dia a dia operacional e dessa forma, tornar possível a distribuição de cargas que otimiza a tomada de decisão pelo responsável de roteirização sobre qual transportadora deverá ser utilizada para cada entrega. O projeto de estratégia logística e ferramenta de otimização foi testado em apenas uma região geográfica do país, porém possibilitou uma economia de R$ 496.628,00, média mensal de R$ 33.108,00 ao longo de 15 meses, dessa forma há muito trabalho futuro a ser implementado para melhoria contínua e maior eficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.orcid.putcode121511958-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestãoTransporteDesenvolvimento.pdfTCC1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.