Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36328
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Paranaiba, Victor Spini | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T15:36:27Z | - |
dc.date.available | 2022-10-25T15:36:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.citation | PARANAIBA, Victor Spini. Gestão de transporte e desenvolvimento da ferramenta de distribuição de cargas e fretes. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36328 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Distribuição | pt_BR |
dc.subject | Cargas | pt_BR |
dc.subject | Fretes | pt_BR |
dc.subject | Roteirização | pt_BR |
dc.subject | Terceirização | pt_BR |
dc.title | Gestão de transporte e desenvolvimento da ferramenta de distribuição de cargas e fretes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Luciano José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6909679141216768 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arantes, Luciano José | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6909679141216768 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arencibia, Rosenda Valdes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5680475427208141 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Waechter, Rafael | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A logística vem sendo utilizada como instrumento que possibilita o desenvolvimento de diferenciais competitivos, pois visa identificar as oportunidades de melhoria dos processos, a redução dos custos das atividades que compõem a cadeia de valor e a maximização dos resultados. A logística de distribuição é responsável por coordenar dezenas de transportadoras que farão a entrega de mercadorias em todo território brasileiro e, dessa forma, faz-se necessário uma análise técnica e crítica capaz de identificar as inúmeras variáveis de um carregamento e apresentar as melhores opções de transportadoras para seguir roteiro. Assim, este trabalho consiste em revisar as principais macro características do setor logístico no país, bem como revisar os processos do setor de transportes de empresas que utilizam da terceirização de frota. Além disso, será apresentado uma ferramenta desenvolvida para diminuir os métodos empíricos baseados na experiência adquirida no dia a dia operacional e dessa forma, tornar possível a distribuição de cargas que otimiza a tomada de decisão pelo responsável de roteirização sobre qual transportadora deverá ser utilizada para cada entrega. O projeto de estratégia logística e ferramenta de otimização foi testado em apenas uma região geográfica do país, porém possibilitou uma economia de R$ 496.628,00, média mensal de R$ 33.108,00 ao longo de 15 meses, dessa forma há muito trabalho futuro a ser implementado para melhoria contínua e maior eficiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecatrônica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 50 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 121511958 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecatrônica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GestãoTransporteDesenvolvimento.pdf | TCC | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.