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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36295
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2357-8203 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Práticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MG |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical practices that give voice to student protagonism: resignifying the teaching-learning process in History in the final years of Elementary School (from 6th to 9th grade) in a school in Uberlândia/MG |
Autor(es): | Mendonça, Núbia Tortelli |
Primeiro orientador: | Nascimento, Mara Regina do |
Primeiro membro da banca: | Lourenço, Elaine |
Segundo membro da banca: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
Resumo: | Com o intuito de criar possibilidades de novas práticas pedagógicas para o Ensino de História, essa pesquisa pretende refletir sobre o que seria necessário para a elaboração de aulas em que os estudantes se tornem agentes ativos/protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender como isso pode auxiliar na aprendizagem histórica. Nossa hipótese principal é a de que o Ensino de História, para além do conteúdo programático da disciplina, pode se transformar em instrumento para alavancar o protagonismo estudantil, sobretudo nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao serem mobilizados a participar ativamente de “acordos coletivos”, autoavaliações, reflexões sobre as metodologias adotadas, cria-se um ambiente no qual os estudantes aprendem melhor os conteúdos em História e se tornam responsáveis pelo conhecimento, como também permite que o(a) professor(a) atinja seus objetivos com a disciplina mais facilmente. O desenvolvimento da pesquisa se dá através da revisão bibliográfica, exposição e análise de experiências didáticas já vivenciadas. Ao investigar as pesquisas que se aproximam do tema, foi possível perceber como é importante o Ensino de História ter um sentido prático, mas também afetivo, para os estudantes. Assim, trabalhamos na perspectiva de que é necessário a criação de espaços que promovam a participação ativa dos estudantes nas aulas de História, para gerar maior envolvimento/interesse deles pela disciplina, para tornar possível a construção de um conhecimento histórico crítico. |
Abstract: | With the goal of creating possibilities for new pedagogical practices for the Teaching of History, this research intents to reflect on what would be necessary for the elaboration of lessons on which the students become active agents/protagonists of the teaching-learning process, searching to comprehend how this can aid in the learning of history. Our main hypothesis is that the Teaching of History, beyond the pragmatical content of the subject, can become an instrument to push for student protagonism, especially in the final years of Middle School. As they are mobilized to participate actively in the “collective agreements”, self-evaluations, reflections about the methodologies used, it’s created an environment where the students improve their learning of History and become responsible for their knowledge, as well the teacher is capable to achieve their subject objectives more easily. The development of the research is made through the bibliographical revision, exposition and analysis of lived didactical experiences. While investigating research that approaches the theme, it was possible to realize how important it is that the Teaching of History has a practical sense, as well as affective, for the students. Thusly, we function under the idea that it is necessary to create spaces that promote active participation from students in History lessons, to generate bigger involvement/interest for the subject, so that it is possible to build critical historical knowledge. |
Palavras-chave: | Ensino de História Protagonismo estudantil Aprendizagem histórica Afetividade História Teaching of History Student protagonism Learning of history Affectivity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Assunto: | História História - Estudo e ensino Práticas pedagógicas Ensino de história |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Referência: | MENDONÇA, Núbia Tortelli. Práticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MG. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.520. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.520 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36295 |
Data de defesa: | 24-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional) |
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