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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMendonça, Núbia Tortelli-
dc.date.accessioned2022-10-19T17:45:15Z-
dc.date.available2022-10-19T17:45:15Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Núbia Tortelli. Práticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MG. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.520.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36295-
dc.description.abstractWith the goal of creating possibilities for new pedagogical practices for the Teaching of History, this research intents to reflect on what would be necessary for the elaboration of lessons on which the students become active agents/protagonists of the teaching-learning process, searching to comprehend how this can aid in the learning of history. Our main hypothesis is that the Teaching of History, beyond the pragmatical content of the subject, can become an instrument to push for student protagonism, especially in the final years of Middle School. As they are mobilized to participate actively in the “collective agreements”, self-evaluations, reflections about the methodologies used, it’s created an environment where the students improve their learning of History and become responsible for their knowledge, as well the teacher is capable to achieve their subject objectives more easily. The development of the research is made through the bibliographical revision, exposition and analysis of lived didactical experiences. While investigating research that approaches the theme, it was possible to realize how important it is that the Teaching of History has a practical sense, as well as affective, for the students. Thusly, we function under the idea that it is necessary to create spaces that promote active participation from students in History lessons, to generate bigger involvement/interest for the subject, so that it is possible to build critical historical knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectTeaching of Historypt_BR
dc.subjectStudent protagonismpt_BR
dc.subjectLearning of historypt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MGpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices that give voice to student protagonism: resignifying the teaching-learning process in History in the final years of Elementary School (from 6th to 9th grade) in a school in Uberlândia/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Mara Regina do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310487474847634pt_BR
dc.contributor.referee1Lourenço, Elaine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146990309385425pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0982372893559763pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de criar possibilidades de novas práticas pedagógicas para o Ensino de História, essa pesquisa pretende refletir sobre o que seria necessário para a elaboração de aulas em que os estudantes se tornem agentes ativos/protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender como isso pode auxiliar na aprendizagem histórica. Nossa hipótese principal é a de que o Ensino de História, para além do conteúdo programático da disciplina, pode se transformar em instrumento para alavancar o protagonismo estudantil, sobretudo nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao serem mobilizados a participar ativamente de “acordos coletivos”, autoavaliações, reflexões sobre as metodologias adotadas, cria-se um ambiente no qual os estudantes aprendem melhor os conteúdos em História e se tornam responsáveis pelo conhecimento, como também permite que o(a) professor(a) atinja seus objetivos com a disciplina mais facilmente. O desenvolvimento da pesquisa se dá através da revisão bibliográfica, exposição e análise de experiências didáticas já vivenciadas. Ao investigar as pesquisas que se aproximam do tema, foi possível perceber como é importante o Ensino de História ter um sentido prático, mas também afetivo, para os estudantes. Assim, trabalhamos na perspectiva de que é necessário a criação de espaços que promovam a participação ativa dos estudantes nas aulas de História, para gerar maior envolvimento/interesse deles pela disciplina, para tornar possível a construção de um conhecimento histórico crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration118pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.520pt_BR
dc.orcid.putcode121125512-
dc.crossref.doibatchid67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino de históriapt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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