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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: De poeta a político: Noraldino Lima, intelectual da política e da educação em Minas Gerais (1906-1933)
Título (s) alternativo (s): From poet to politician: Noraldino Lima as an intellectual active in Minas Gerais state politics and education, 1906–33.
Autor: Silva, Monique Adriele da
Primer orientador: Carvalho, Carlos Henrique de
Primer miembro de la banca: Quillici Neto, Armindo
Segundo miembro de la banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Tercer miembro de la banca: Barros, Fernanda
Cuarto miembro de la banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães
Resumen: Esta tese de doutorado apresenta uma pesquisa na área de história da educação que teve por finalidade estudar Noraldino Lima na condição de intelectual e sua atuação na política e educação em Minas Gerais no período 1906–33. Trata-se de figura lembrada pelos estudos afins ao tema desta tese, mas quase sempre em forma de referências secundárias, e nunca como foco central, tal qual se tentou fazer neste estudo. A pesquisa subjacente à tese partiu desta questão: quem foi o sujeito histórico Noraldino Lima e quais foram suas ações na política e no campo educacional mineiro. Os objetivos de pesquisa convergiram para recomposição e análise de sua trajetória tendo em vista seu papel intelectual em meios nos quais atuou, a exemplo da política e a educação, de modo a se delinear como Lima foi se constituindo em um papel importante na sociedade mineira. Desenvolvida na linha de pesquisa “história e historiografia da educação” e construída segundo procedimentos metodológicos de abordagem biográfico-histórica, a investigação contou com estas fontes: livros de poemas e de prosa jornalística, correspondências, decretos e discursos. Esse rol permitiu centrar o estudo no pensamento escrito do intelectual. Pelos resultados, foi possível observar a trajetória de Lima na condição de um catalisador e conciliador de visões políticas distintas; sobretudo, como alguém que foi da condição de poeta à de político membro do Partido Republicano Mineiro. No processo, se tornou defensor de uma educação fundada em princípios advogados pelo movimento escola nova. Sua defesa aparece num momento de efervescência intelectual-educacional ao qual ele não ficou imune. Em especial a partir de 1930, veio à tona o intelectual preocupado com a formação docente na condição de pilar da difusão do grupo escolar e do Ensino Primário. Sua ação supôs não só pensar, mas também fazer, pois era secretário de Educação e Saúde Pública.
Abstract: This doctoral thesis presents a research in the area of history of education in Brazil that aimed to study Noraldino Lima as an intellectual and his performance in politics and education in Minas Gerais in the years 1906–33. He is a personality remembered by studies related to the theme of this thesis, but almost always in the form of secondary references, and never as a central focus, as this study tried to do. The research underlying the thesis started from this question: who was the historical individual Noraldino Lima and what were his actions in politics and in education. The research aims converged to an analysis of his life background bearing in mind his role as an intellectual as a politician and as educator, in order to delineate how Lima was constituting an important role in Minas Gerais state society. Developed in the research line “history and historiography of education” and constructed according to methodological procedures of a biographical-historical approach, the research relied upon sources like poems and journalistic prose books, correspondences, decrees and discourses. Al them allowed us to focus on studying the written thoughts of an intellectual. Results make possible to observe Lima in his life trajectory as a catalyst and conciliator of different political views, above all, as a poet who turned out to be a political member of Minas Gerais Republican Party. In this process, he advocated an education founded on principles of so-called Escola Nova movement (progressive education). His defense appears in a moment of intellectual-educational effervescence to which he was not immune. Especially from 1930 onwards, the intellectual concerned with teacher training as a pillar of the dissemination of the school group and primary education came to the fore. His action supposed not only to think, but also to do, as he was secretary of Education and Public Health.
Palabras clave: Sujeito Histórico
Intelectual
Trajetória
Escola Nova
Formação Docente
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Tema: Educação
Educação - História
Educação e Estado
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SILVA, Monique Adriele da. De poeta a político: Noraldino Lima, intelectual da política e da educação em Minas Gerais (1906-33).2022.250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te2022.522.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.522
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36258
Fecha de defensa: 24-ago-2022
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