Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36258
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Monique Adriele da-
dc.date.accessioned2022-10-07T13:24:42Z-
dc.date.available2022-10-07T13:24:42Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.citationSILVA, Monique Adriele da. De poeta a político: Noraldino Lima, intelectual da política e da educação em Minas Gerais (1906-33).2022.250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te2022.522.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36258-
dc.description.abstractThis doctoral thesis presents a research in the area of history of education in Brazil that aimed to study Noraldino Lima as an intellectual and his performance in politics and education in Minas Gerais in the years 1906–33. He is a personality remembered by studies related to the theme of this thesis, but almost always in the form of secondary references, and never as a central focus, as this study tried to do. The research underlying the thesis started from this question: who was the historical individual Noraldino Lima and what were his actions in politics and in education. The research aims converged to an analysis of his life background bearing in mind his role as an intellectual as a politician and as educator, in order to delineate how Lima was constituting an important role in Minas Gerais state society. Developed in the research line “history and historiography of education” and constructed according to methodological procedures of a biographical-historical approach, the research relied upon sources like poems and journalistic prose books, correspondences, decrees and discourses. Al them allowed us to focus on studying the written thoughts of an intellectual. Results make possible to observe Lima in his life trajectory as a catalyst and conciliator of different political views, above all, as a poet who turned out to be a political member of Minas Gerais Republican Party. In this process, he advocated an education founded on principles of so-called Escola Nova movement (progressive education). His defense appears in a moment of intellectual-educational effervescence to which he was not immune. Especially from 1930 onwards, the intellectual concerned with teacher training as a pillar of the dissemination of the school group and primary education came to the fore. His action supposed not only to think, but also to do, as he was secretary of Education and Public Health.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSujeito Históricopt_BR
dc.subjectIntelectualpt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectEscola Novapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleDe poeta a político: Noraldino Lima, intelectual da política e da educação em Minas Gerais (1906-1933)pt_BR
dc.title.alternativeFrom poet to politician: Noraldino Lima as an intellectual active in Minas Gerais state politics and education, 1906–33.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7463702480768930pt_BR
dc.contributor.referee1Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Fernanda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492651615485756pt_BR
dc.contributor.referee4Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0374374729051004pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese de doutorado apresenta uma pesquisa na área de história da educação que teve por finalidade estudar Noraldino Lima na condição de intelectual e sua atuação na política e educação em Minas Gerais no período 1906–33. Trata-se de figura lembrada pelos estudos afins ao tema desta tese, mas quase sempre em forma de referências secundárias, e nunca como foco central, tal qual se tentou fazer neste estudo. A pesquisa subjacente à tese partiu desta questão: quem foi o sujeito histórico Noraldino Lima e quais foram suas ações na política e no campo educacional mineiro. Os objetivos de pesquisa convergiram para recomposição e análise de sua trajetória tendo em vista seu papel intelectual em meios nos quais atuou, a exemplo da política e a educação, de modo a se delinear como Lima foi se constituindo em um papel importante na sociedade mineira. Desenvolvida na linha de pesquisa “história e historiografia da educação” e construída segundo procedimentos metodológicos de abordagem biográfico-histórica, a investigação contou com estas fontes: livros de poemas e de prosa jornalística, correspondências, decretos e discursos. Esse rol permitiu centrar o estudo no pensamento escrito do intelectual. Pelos resultados, foi possível observar a trajetória de Lima na condição de um catalisador e conciliador de visões políticas distintas; sobretudo, como alguém que foi da condição de poeta à de político membro do Partido Republicano Mineiro. No processo, se tornou defensor de uma educação fundada em princípios advogados pelo movimento escola nova. Sua defesa aparece num momento de efervescência intelectual-educacional ao qual ele não ficou imune. Em especial a partir de 1930, veio à tona o intelectual preocupado com a formação docente na condição de pilar da difusão do grupo escolar e do Ensino Primário. Sua ação supôs não só pensar, mas também fazer, pois era secretário de Educação e Saúde Pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration250pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.522pt_BR
dc.crossref.doibatchidf48fdcaa-d011-4796-900e-261f80fa0a9f-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação - Históriapt_BR
dc.subject.autorizadoEducação e Estadopt_BR
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DePoetaPolítico.pdf17.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons