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dc.creatorLima, Marcel Arantes-
dc.date.accessioned2022-10-05T17:34:42Z-
dc.date.available2022-10-05T17:34:42Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationLIMA, Marcel Arantes. 4 Foods: projeto de produto aplicado ao contexto da alimentação saudável. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36249-
dc.description.abstractNoncommunicable diseases (NCDs) constitute seven of the ten leading causes of death worldwide (WHO, 2019), even though the practice of healthy habits can prevent a part of these diseases. Thereby, a diversified and healthy diet, as well as frequent physical activity exercise, are some examples that improve the quality of life and prevent these and other diseases. The main objective of this work is to develop a technological product to simplify and encourage the practice of a healthier lifestyle, especially regarding food. The research is the applied type, using bibliographic analysis and a qualitative-quantitative approach. First, the context of new information technologies was analyzed, especially the Internet of Things, due to its versatility in product design. Then, the research comprises innovations in the health area, their projections for the future and the user's relationship with the usability of these products. The study about the target audience, in addition to directing the development of the project and its needs, presents the most significant difficulties they have and that the project aims to solve. Then, three product alternatives were created and selected according to the knowledge about the user, viability, and coherence to the concept. The final version of the product is presented graphically through renderings, while the physical prototype allows its analysis as an object of use.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectDoenças crônicas não transmissíveispt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.title4 Foods: projeto de produto aplicado ao contexto da alimentação saudávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Aline Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9854498289189848pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Gabriela Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0096384217263616pt_BR
dc.contributor.referee2Garcez, Letícia Vasconcelos Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7301886455299153pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem sete das 10 principais causas de morte no mundo (OMS, 2019), ainda que uma parte dessas doenças possam ser prevenidas por meio da prática de hábitos saudáveis. Nesse contexto, a alimentação diversificada e saudável, bem como a prática frequente de atividade física, são alguns dos exemplos que induzem à melhoria da qualidade de vida e prevenção dessas e outras doenças. O objetivo central deste trabalho é o desenvolvimento de um produto tecnológico para simplificar e incentivar a prática de um estilo de vida mais saudável, especialmente se tratando de alimentação. A pesquisa é do tipo aplicada, fazendo uso da análise bibliográfica e abordagem quali-quantitativa. Primeiramente, analisou-se a conjuntura das novas tecnologias da informação, em especial a Internet das Coisas, devido à sua versatilidade de aplicação no campo do design de produto. Em seguida, a pesquisa compreende certas inovações na área da saúde, suas projeções para o futuro e a relação do usuário com a usabilidade desses produtos. O estudo com o público-alvo, além de direcionar o desenvolvimento do projeto e suas necessidades, apresenta as maiores dificuldades que esses possuem e que o projeto almejou solucionar. A partir disso, foram geradas três alternativas de produto, as quais foram selecionadas conforme o conhecimento acerca do usuário, a viabilidade e coerência com o conceito. A versão final do produto é apresentada graficamente através de renderizações, enquanto o protótipo físico possibilita a análise deste enquanto objeto de uso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSpt_BR
dc.embargo.termsProcesso de reconhecimento do Desenho Industrial.pt_BR
dc.orcid.putcode120269548-
dc.description.embargo2024-08-18-
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