Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36224
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0484-0870
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A criança e o outro no contemporâneo: considerações acerca do simbólico, imaginário e real
Título(s) alternativo(s): The child and the other in the contemporary: considerations about the symbolic, imaginary and real
Autor(es): Pereira, Jacqueline Danielle
Primeiro orientador: Paravidini, João Luiz Leitão
Primeiro membro da banca: Kelly , Roberta Ecleide de Oliveira Gomes
Segundo membro da banca: Mota, Cristina Abranches
Resumo: Esta pesquisa trata da condição da criança que vive esta época, na qual o Outro sofre mutações, de modo especial, decorrentes da ascensão dos discursos do capitalismo e da ciência. Dentre os possíveis caminhos para essa questão, foi escolhida a perspectiva dos três registros psíquicos, o Simbólico, o Imaginário e o Real, na tentativa de evidenciar a parte de cada um deles no sofrimento da criança. Depreendeu-se que os discursos vigentes fazem vacilar o Simbólico e colocam o gozo em primeiro lugar. O que se destaca deles são imperativos de gozo, o qual se daria por meio de objetos produzidos pela ciência e vendidos pelo mercado. Na relação dos sujeitos com os objetos, a dimensão da alteridade em suas facetas é apartada. Além disso, circulam ideais de liberdade e felicidade totais que exigem do sujeito uma autonomia inalcançável, ainda mais para a criança. Com o questionamento reiterado da ordem Simbólica, até então orientadora para os sujeitos, o Imaginário e a imagem entram em cena, acarretando consequências para o sujeito-criança. Com isso, o Real perde parte do seu contorno e aparece escancarado, retornando no corpo. A criança sofre esses efeitos que incidem diretamente na sua posição no Outro.
Abstract: This research deals with the condition of the child who lives in this time, in which the Other undergoes mutations, in a special way, resulting from the rise of the discourses of capitalism and science. Among the possible paths for this question, the perspective of the three psychic registers, the Symbolic, the Imaginary and the Real, was chosen, in an attempt to highlight the part of each of them in the child's suffering. It was inferred that the current discourses make the Symbolic vacillate and put jouissance in the first place. What stands out from them are imperatives of jouissance, which would take place through objects produced by science and sold by the market. In the relationship between subjects and objects, the dimension of otherness in its facets is separated. In addition, it has been circulating ideals of total freedom and happiness that demand an unattainable autonomy from the subject, even more so for the child. With the reiterated questioning of the Symbolic order, which until then had been a guide for the subjects, the Imaginary and the image enter the scene, causing consequences for the subject-child. With that, the Real loses part of its contour and appears wide open, returning in the body. The child suffers these effects that directly affect their position in the Other.
Palavras-chave: criança
Simbólico
Imaginário
Real
contemporâneo
child
Symbolic
Imaginary
Real
contemporary
Psicologia
Paravidini, João Luiz Leitão
Universidade Federal de Uberlândia. Pós- graduação em Psicologia.
Título
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Assunto: Psicologia
Crianças - Aspectos simbólicos
Estudos de Imaginários
Alegria, fantasia e realidade
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: PEREIRA, Jacqueline Danielle. A criança e o outro no contemporâneo: considerações acerca do simbólico, imaginário e real. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.500.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.500
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36224
Data de defesa: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CriançaOutroContemporâneo.pdfDissertação ou Tese890.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.