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dc.creatorPereira, Jacqueline Danielle-
dc.date.accessioned2022-10-04T14:23:06Z-
dc.date.available2022-10-04T14:23:06Z-
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jacqueline Danielle. A criança e o outro no contemporâneo: considerações acerca do simbólico, imaginário e real. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.500.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36224-
dc.description.abstractThis research deals with the condition of the child who lives in this time, in which the Other undergoes mutations, in a special way, resulting from the rise of the discourses of capitalism and science. Among the possible paths for this question, the perspective of the three psychic registers, the Symbolic, the Imaginary and the Real, was chosen, in an attempt to highlight the part of each of them in the child's suffering. It was inferred that the current discourses make the Symbolic vacillate and put jouissance in the first place. What stands out from them are imperatives of jouissance, which would take place through objects produced by science and sold by the market. In the relationship between subjects and objects, the dimension of otherness in its facets is separated. In addition, it has been circulating ideals of total freedom and happiness that demand an unattainable autonomy from the subject, even more so for the child. With the reiterated questioning of the Symbolic order, which until then had been a guide for the subjects, the Imaginary and the image enter the scene, causing consequences for the subject-child. With that, the Real loses part of its contour and appears wide open, returning in the body. The child suffers these effects that directly affect their position in the Other.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcriançapt_BR
dc.subjectSimbólicopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectRealpt_BR
dc.subjectcontemporâneopt_BR
dc.subjectchildpt_BR
dc.subjectSymbolicpt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectRealpt_BR
dc.subjectcontemporarypt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectParavidini, João Luiz Leitãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândia. Pós- graduação em Psicologia.pt_BR
dc.subjectTítulopt_BR
dc.titleA criança e o outro no contemporâneo: considerações acerca do simbólico, imaginário e realpt_BR
dc.title.alternativeThe child and the other in the contemporary: considerations about the symbolic, imaginary and realpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paravidini, João Luiz Leitão-
dc.contributor.referee1Kelly , Roberta Ecleide de Oliveira Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0317367206197703pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Cristina Abranches-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1564982787012578pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1446045261987269pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da condição da criança que vive esta época, na qual o Outro sofre mutações, de modo especial, decorrentes da ascensão dos discursos do capitalismo e da ciência. Dentre os possíveis caminhos para essa questão, foi escolhida a perspectiva dos três registros psíquicos, o Simbólico, o Imaginário e o Real, na tentativa de evidenciar a parte de cada um deles no sofrimento da criança. Depreendeu-se que os discursos vigentes fazem vacilar o Simbólico e colocam o gozo em primeiro lugar. O que se destaca deles são imperativos de gozo, o qual se daria por meio de objetos produzidos pela ciência e vendidos pelo mercado. Na relação dos sujeitos com os objetos, a dimensão da alteridade em suas facetas é apartada. Além disso, circulam ideais de liberdade e felicidade totais que exigem do sujeito uma autonomia inalcançável, ainda mais para a criança. Com o questionamento reiterado da ordem Simbólica, até então orientadora para os sujeitos, o Imaginário e a imagem entram em cena, acarretando consequências para o sujeito-criança. Com isso, o Real perde parte do seu contorno e aparece escancarado, retornando no corpo. A criança sofre esses efeitos que incidem diretamente na sua posição no Outro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.500pt_BR
dc.orcid.putcode120210571-
dc.crossref.doibatchidf48fdcaa-d011-4796-900e-261f80fa0a9f-
dc.subject.autorizadoPsicologia-
dc.subject.autorizadoCrianças - Aspectos simbólicos-
dc.subject.autorizadoEstudos de Imaginários-
dc.subject.autorizadoAlegria, fantasia e realidade-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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