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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36224
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pereira, Jacqueline Danielle | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T14:23:06Z | - |
dc.date.available | 2022-10-04T14:23:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Jacqueline Danielle. A criança e o outro no contemporâneo: considerações acerca do simbólico, imaginário e real. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.500. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36224 | - |
dc.description.abstract | This research deals with the condition of the child who lives in this time, in which the Other undergoes mutations, in a special way, resulting from the rise of the discourses of capitalism and science. Among the possible paths for this question, the perspective of the three psychic registers, the Symbolic, the Imaginary and the Real, was chosen, in an attempt to highlight the part of each of them in the child's suffering. It was inferred that the current discourses make the Symbolic vacillate and put jouissance in the first place. What stands out from them are imperatives of jouissance, which would take place through objects produced by science and sold by the market. In the relationship between subjects and objects, the dimension of otherness in its facets is separated. In addition, it has been circulating ideals of total freedom and happiness that demand an unattainable autonomy from the subject, even more so for the child. With the reiterated questioning of the Symbolic order, which until then had been a guide for the subjects, the Imaginary and the image enter the scene, causing consequences for the subject-child. With that, the Real loses part of its contour and appears wide open, returning in the body. The child suffers these effects that directly affect their position in the Other. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | criança | pt_BR |
dc.subject | Simbólico | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Real | pt_BR |
dc.subject | contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | child | pt_BR |
dc.subject | Symbolic | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Real | pt_BR |
dc.subject | contemporary | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Paravidini, João Luiz Leitão | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal de Uberlândia. Pós- graduação em Psicologia. | pt_BR |
dc.subject | Título | pt_BR |
dc.title | A criança e o outro no contemporâneo: considerações acerca do simbólico, imaginário e real | pt_BR |
dc.title.alternative | The child and the other in the contemporary: considerations about the symbolic, imaginary and real | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paravidini, João Luiz Leitão | - |
dc.contributor.referee1 | Kelly , Roberta Ecleide de Oliveira Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0317367206197703 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mota, Cristina Abranches | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1564982787012578 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1446045261987269 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata da condição da criança que vive esta época, na qual o Outro sofre mutações, de modo especial, decorrentes da ascensão dos discursos do capitalismo e da ciência. Dentre os possíveis caminhos para essa questão, foi escolhida a perspectiva dos três registros psíquicos, o Simbólico, o Imaginário e o Real, na tentativa de evidenciar a parte de cada um deles no sofrimento da criança. Depreendeu-se que os discursos vigentes fazem vacilar o Simbólico e colocam o gozo em primeiro lugar. O que se destaca deles são imperativos de gozo, o qual se daria por meio de objetos produzidos pela ciência e vendidos pelo mercado. Na relação dos sujeitos com os objetos, a dimensão da alteridade em suas facetas é apartada. Além disso, circulam ideais de liberdade e felicidade totais que exigem do sujeito uma autonomia inalcançável, ainda mais para a criança. Com o questionamento reiterado da ordem Simbólica, até então orientadora para os sujeitos, o Imaginário e a imagem entram em cena, acarretando consequências para o sujeito-criança. Com isso, o Real perde parte do seu contorno e aparece escancarado, retornando no corpo. A criança sofre esses efeitos que incidem diretamente na sua posição no Outro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 112 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.500 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 120210571 | - |
dc.crossref.doibatchid | f48fdcaa-d011-4796-900e-261f80fa0a9f | - |
dc.subject.autorizado | Psicologia | - |
dc.subject.autorizado | Crianças - Aspectos simbólicos | - |
dc.subject.autorizado | Estudos de Imaginários | - |
dc.subject.autorizado | Alegria, fantasia e realidade | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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