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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Docência Universitária: a formação continuada do bacharel em Direito que leciona nos cursos de Direito
Título(s) alternativo(s): University teaching: the continuing education of the Law graduate who teaches in Law courses
Autor(es): Manzan, Fabiana Pádua de Urzedo
Primeiro orientador: Malusá, Silvana
Primeiro membro da banca: Santos, Adriana Cristina Omena
Segundo membro da banca: Mora, Iara Maria
Terceiro membro da banca: Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Quarto membro da banca: Silva, Mariana Batista do Nascimento
Quinto membro da banca: Bernardino Júnior, Roberto
Resumo: Esta tese trata da formação continuada do docente de Direito nas universidades brasileiras. O estudo teve como objetivo geral descrever e realizar um diagnóstico de como ocorreu a formação continuada do bacharel em Direito que leciona nos cursos de Direito nas IES brasileiras, no período de 2010 a 2020, visando compreender quais aspectos foram enfatizados e quais foram negligenciados nos processos formativos. Os objetivos específicos foram: apresentar aspectos relevantes da docência no ensino superior; descrever particularidades da docência universitária, especialmente no âmbito do curso de Direito; explicitar questões relativas à formação continuada de professores universitários; e, analisar como ocorreram as pesquisas: Artigos de Revistas, Teses e Dissertações sobre a formação continuada dos bacharéis em Direito que lecionam nos cursos de Direito, no período de 2010 a 2020. O estudo está ligado à linha de pesquisa “Saberes e Práticas Educativas”, especificamente na temática Docência Superior e Formação Docente do PPGED da UFU. A pesquisa teve como abordagem principal a metodologia qualitativa em que se prioriza a preocupação inicial com os processos, o relato das pessoas, as visões de mundo, as questões indutivas e ainda as hipóteses e as teorias levantadas. Por meio desta perspectiva foi utilizada a Metanálise como opção metodológica onde ocorreu a busca de Artigos de Revista em três bancos de dados: Portal de Periódicos da Capes, Scielo e Google Acadêmico, e, Teses e Dissertações em duas bases: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre o período de 2010 e 2020. As palavras-chave utilizadas na busca foram: Formação Continuada no Ensino Superior; Professor/Docente de Direito; Ensino Jurídico e Formação Continuada; e Formação Continuada do Professor de Direito. Para a análise de dados foi realizada a busca pelas seguintes categorias nos trabalhos selecionados: Identidade Docente; Saberes Docentes; Professoralidade; Relações Interpessoais; Levantamento de Necessidades; Políticas Públicas; e Incentivo à Qualificação. Foram realizadas leituras dos títulos, resumos, capítulos teóricos, resultados e considerações finais das teses e dissertações, assim como dos artigos de revistas. Os resultados encontrados nesta pesquisa tiveram como base os seguintes aspectos a respeito da formação continuada do docente de Direito: os Saberes Docentes, assim como a Identidade Docente e as Relações Interpessoais foram as três categorias evidenciadas na formação dos profissionais do Direito que lecionam no Ensino Superior. Ainda sob este enfoque, foram menos consideradas as questões referentes à Professoralidade, ao Levantamento de Necessidades, assim como o Incentivo à Qualificação e as Políticas Públicas; demonstrando que é necessário mais pesquisas e ações formativas voltadas para estas temáticas.
Abstract: This thesis deals with the continuing education of law professors in Brazilian universities. The general objective of the study was to describe and carry out a diagnosis of how the continuing education of the Bachelor of Law who teaches in Law courses at Brazilian Higher Education Institutions took place, from 2010 to 2020, in order to understand which aspects were emphasized and which were neglected in the formative processes. The specific objectives were: to present relevant aspects of teaching in higher education; to describe particularities of university teaching, especially within the scope of the Law course; explain issues related to the continuing education of university professors; and, to analyze how the researches took place: Articles from Magazines, Theses and Dissertations on the continuing education of law graduates who teach in Law courses, from 2010 to 2020. The study is linked to the research line "Educational Knowledge and Practices”, specifically on the subject of Higher Teaching and Teacher Training of the PPGED at UFU. The main approach of the research was the qualitative methodology, which prioritizes the initial concern with the processes, the people's report, the worldviews, the inductive questions and even the hypotheses and theories raised. Through this perspective, Meta-analysis was used as a methodological option, where the search for Journal Articles took place in three databases: Portal de Periódicos da Capes, Scielo and Google Scholar, and Theses and Dissertations in two databases: Catalog of Theses and Dissertations from Capes and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) between 2010 and 2020. The keywords used in the search were: Continuing Education in Higher Education; Professor/Lecturer of Law; Legal Education and Continuing Education; and Continuing Education of the Law Professor. For data analysis, a search for the following categories was carried out in the selected works: Teacher Identity; Teaching Knowledge; Professorship; Interpersonal Relations; Needs assessment; Public policy; and Qualification Incentive. Titles, abstracts, theoretical chapters, results and final considerations of theses and dissertations, as well as journal articles, were read. The results found in this research were based on the following aspects regarding the continuing education of law professors: Teaching Knowledge, as well as Teaching Identity and Interpersonal Relations were the three categories highlighted in the training of Law professionals who teach in Higher Education . Still under this approach, less consideration was given to issues related to Professorship, the Survey of Needs, as well as the Incentive to Qualification and Public Policies; demonstrating that more research and training actions are needed for these themes.
Palavras-chave: Direito
Law
Formação Continuada
Continuing Education
Docência Universitária
University Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
Assunto: Educação
Docentes em formação
Direito - Estudo e ensino
Formação continuada
Professores - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MANZAN, Fabiana Pádua de Urzedo. Docência Universitária: a formação continuada do bacharel em Direito que leciona nos cursos de Direito. 2022. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5330.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5330
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36024
Data de defesa: 25-Jul-2022
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