Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarneiro, Raphael Marco Oliveira-
dc.date.accessioned2022-09-08T13:02:33Z-
dc.date.available2022-09-08T13:02:33Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Raphael Marco Oliveira. Discurso, cognição e corpus: análise estilística de The Handmaid's Tale e de duas traduções. 2022. 180 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.476pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36017-
dc.description.abstractThis doctoral thesis presents a stylistic analysis of the Canadian novel The Handmaid’s Tale (1985) by Margaret Atwood and of two Brazilian translations, A História da Aia (1987) by Márcia Serra and O Conto da Aia (2006) by Ana Deiró, aiming at the development of the theoretical and methodological integration of Cognitive Stylistics and Corpus Stylistics. The theoretical and methodological framework comprises two branches of Stylistics, Cognitive Stylistics (STOCKWELL, 2002) and Corpus Stylistics (MAHLBERG, 2016). Based on the concepts of text-worlds, local textual functions, mind style and mind-modelling we investigate the world building and the representation of mental states of the novel’s narrator. The methodological procedures include the compilation of an electronic corpus made up of the aforementioned books so as to examine the textual patterns and describe their function in context as regards the projection of text-worlds. The computational software used for data analysis is WordSmith Tools (SCOTT, 2012) and its three main tools: Concord, Keywords and WordList. Text World Theory (WERTH, 1999; GAVINS, 2007), a cognitive linguistic model for discourse processing, which allows for the examination of mental representations projected during reading, is used as the analytical basis of the study. This thesis demonstrates how the projection of text-worlds, including deictic worlds, modal worlds, blended worlds and negative worlds constitutes the narrator’s mind-style and contributes to the modelling of her mind by readers. The main contributions of this study include: (i) the understanding of the ways that textual patterns function as building blocks of the fictional world and of the mind-style, (ii) the understanding of the effects of translation through interlinguistic comparison and (iii) the consolidation of Cognitive Corpus Stylistics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstilística Cognitivapt_BR
dc.subjectCognitive Stylisticspt_BR
dc.subjectEstilística de Corpuspt_BR
dc.subjectCorpus Stylisticspt_BR
dc.subjectEstilo da Mentept_BR
dc.subjectMind-stylept_BR
dc.subjectModelagem da mentept_BR
dc.subjectMind-modellingpt_BR
dc.subjectTeoria de Mundos Textuaispt_BR
dc.subjectText World Theorypt_BR
dc.titleDiscurso, cognição e corpus: análise estilística de The Handmaid's Tale e de duas traduçõespt_BR
dc.title.alternativeDiscourse, cognition and corpus: stylistic analysis of The Handmaid's Tale and of two translationspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Novodvorski, Ariel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2882362453894798pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Igor Antônio Lourenço da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6440150670404908pt_BR
dc.contributor.referee2Zyngier, Sonia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5884295449815752pt_BR
dc.contributor.referee3Magalhães, Célia Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0521652763515055pt_BR
dc.contributor.referee4Esqueda, Marileide Dias-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3341029625579574pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2014869652199855pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta uma análise estilística do romance canadense The Handmaid’s Tale (1985) de Margaret Atwood e de duas traduções brasileiras, A História da Aia (1987) de Márcia Serra e O Conto da Aia (2006) de Ana Deiró, com o objetivo geral de desenvolver a integração teórico-metodológica entre Estilística Cognitiva e Estilística de Corpus. O quadro teórico-metodológico é composto por duas vertentes da Estilística, Estilística Cognitiva (STOCKWELL, 2002) e Estilística de Corpus (MAHLBERG, 2016). A partir dos conceitos de mundos textuais, funções textuais locais, estilo da mente e modelagem da mente investigamos como ocorre a construção de mundos e a representação de estados mentais da narradora do romance. Os procedimentos metodológicos incluem a compilação de um corpus eletrônico das obras supracitadas para tornar possível o exame de padrões textuais e a análise-descrição de suas funções em contexto no que concerne à projeção de mundos textuais. O programa computacional usado para a análise dos dados é o WordSmith Tools (SCOTT, 2012) e suas três ferramentas principais: Concord, KeyWords e Wordlist. A base teórico-analítica constitui-se da Teoria de Mundos Textuais (WERTH, 1999; GAVINS, 2007), um modelo linguístico-cognitivo para o processamento do discurso, que permite o exame de representações mentais projetadas durante a leitura. A tese demonstra como a projeção de mundos textuais, incluindo mundos dêiticos, modais, mesclados e negativos, constitui o estilo da mente da narradora e propicia a modelagem da sua mente pelos leitores. As principais contribuições do estudo incluem: (i) o entendimento de como padrões textuais funcionam como blocos construtores do mundo ficcional e do estilo da mente, (ii) o entendimento dos efeitos da tradução quando da comparação interlinguística e (iii) a consolidação de uma Estilística de Corpus Cognitiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration180pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.476pt_BR
dc.orcid.putcode118709243-
dc.crossref.doibatchidd4cf83be-5d90-4fe0-82e3-e5f45afc08f8-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoAtwood, Margaret, 1939- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEstilo cognitivopt_BR
dc.subject.autorizadoEstilo literáriopt_BR
dc.subject.autorizadoCrítica textualpt_BR
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscursoCogniçãoCorpus.pdfTese2.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons