Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35999
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerraz, Vinícius Prudente-
dc.date.accessioned2022-09-05T18:14:46Z-
dc.date.available2022-09-05T18:14:46Z-
dc.date.issued2022-06-23-
dc.identifier.citationFERRAZ, Vinícius Prudente. Projeto de preparação de um motor ICE de um gol G4 para competições de arrancada. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35999-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to show how the preparation is, mainly in relation to the engine, of drag cars, showing more specifically the project of a Volkswagen Gol G4 2011. That car went through a complete modification to compete in the Front Wheel Turbo A category (DT-A), where cars with approximately 1000 horsepower and significant weight reductions compete. Drag racing has grown a lot in recent years, with emphasis on the categories that mainly use the AP engine, known for its great potential and the low cost of its components. In this work are showed the many modifications that are usually made in engines to reach such levels of power, in addition to structural changes and safety items made in the car.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor ICEpt_BR
dc.subjectProvas de arrancadapt_BR
dc.subjectTurbocompressorpt_BR
dc.subjectPotênciapt_BR
dc.subjectICE enginept_BR
dc.subjectDrag racept_BR
dc.subjectTurbochargerpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.titleProjeto de preparação de um motor ICE de um gol G4 para competições de arrancadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763240T3&tokenCaptchar=03ANYolqtTv_f6WM-SCa7T8F0POzpm8qrBEbGG4kOSfHxNZtjIa-F_ySM3mMpXMJ1MfDsXCJUnfFTWacwVpEt6x5LteRhRgBPOQOub-8mN4pzaoRxvnBaoKLyJeayZX6VPvedGXTvgVc_arHnFP606XhSxwcbAcU7UuiJsENDNtdg78KDwpDo0YdznfTWeMZNc1_JA8phZCBgQ_epbGUJgi6ev-RFh3nGpfgqDNFZ8Jl6p5N-1ut90OV4HA4LzRkMwfPNUG8aZmoXFccabq0cTLNqLFp-XhkPT8YP6se3n8WrQ9SaNVE3cL8vsCicvCLlJdqziwujnKY4UF1TCidEAOBildhC6O5nXFW8P-4Jtfs8F9SX_isjwVCh9lz_IFgo-ySxo1IkIM2LGyXKlZyTI_2G40DWNdMKkZigyn4AlfnrkcUDbsE1bgJbI9n6PiJAdLJrCekKoAUgLLrKbqFlMeSmuKmKaKSmeh0vUXYN8Jt7oohK12fA0u0ZqMnYqJsDN2tz87Wt1A_hc_OIgU4Rucy034gnFwEKg1Qpt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703183Y4&tokenCaptchar=03ANYolqs18RQMtg7JvrYC65dpPaV7ClgabjBg27VvqjHhbzUSpiQuBY_MsTAz6uCHt0tZ5JB5TpVkQ3ehfwAnTsbAJ0Da3znptMScC3xDKIvpbYbIpcaqQ5ZpGyPiw-byceEZjJThf7NLgepJXU5VOT55tjDDc0gmSDNvBUV2lZq3HSSOKuaiXkf__4zDKrnKrkP9tO-eIZKFNvh-oazbLiSPEhLeqiWiEf3BGWpVZ_t56L4kfAIEo6-o1Ios7LJi36W1V84hNTlAwR9oT09ZrFJRDboDeUSzab3FqNib0vm0a6xmSm_b9rWB6nJ5GeTW896A2ctvbNeydGubSbosAit4AJC-q_AxIRxxigQZNxg30m7Zn4BO072eYuv_cijHv0mZPqOrLy7mAX8fsKNx-8J1JFAgewWMqSp9S3fFqYeXd4Uc_RIP7KuxdmM_AH6Rp74px6pNkL3zO2yGAeSryrv3RSecUBF7irrSWFMQ2KTJ83D59teZ46Qq4Uu41dhrv3jlum-jIpvnxOU_k8dSAdkeuB-hWgTT2wpt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, João Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329675Z3&tokenCaptchar=03ANYolqvENPL-XuN58pMje2rBPI_E6qJKgX0kYKTjLMCjlwB_ZsngFR-REIRBLV-Z01Fr4ZFKq7oKizZRk452qBE3jOdptLVtWpHWqKcb1nTGpLLtrjmNDLuS8n-oa9Lmy0TYWqVw058p5GhnkIvjIdMMw03eSWKyuMQs_ue75boXHZaZKxrQZxjZO729GcV0WH6Ka8qAbPE0AqbY7ztbcQoarW3PTYmP7E3eCU7K-nSXG4ANWQN-4hdHHA--DngXyoxiQIlRUznVkzaPJOKMkoR_pgxajdCRK5PXBIn-nDHSIfTHQ7ATFA4pvsW0-Gm0n9-kWOY8LW6tVHLhuyHRdQQ3cSppNzUn0dz8UkiGqib8n6779fJTDHywDeIS26P8-Hc2_ZQF6lqywUprsdkjnRnnyi071kNWLDQ3s3KLJCrXWxLfbzGqkDW3nAfVB6V5x-yYKgTIijYOj3-wSxHAqZYKRG2t4FAJBZm3k4ofUBKKnhhpA32uAuWW5ZTJxHQDguJe0M11WEsl4nQgvtfKbkTvEEHe5f6WLgpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como principal objetivo mostrar como é feita a preparação, principalmente em relação ao motor, de carros de arrancada, mostrando mais especificamente o projeto de um Volkswagem Gol G4 2011. Esse carro passou por uma modificação completa para competir na categoria Dianteira Turbo A (DT-A), a qual competem carros com aproximadamente 1000 Cavalos (cv) e com reduções de peso significativas. As provas de arrancada têm crescido bastante nos últimos anos, com destaque para as categorias que utilizam principalmente o motor AP, conhecido pelo seu grande potencial e pelo baixo custo de seus componentes. Nesse trabalho são apresentadas as inúmeras modificações que geralmente são feitas nos motores para alcançar tais níveis de potência, além de modificações estruturais e de itens de segurança feitas no carro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProjetoPreparaçãoMotor.pdfTCC9.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.