Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35914
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAssis, Michelli Caroline dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-30T17:24:54Z-
dc.date.available2022-08-30T17:24:54Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationASSIS, Michelli Caroline dos Santos. Comércio e consumo virtual na contemporaneidade. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35914-
dc.description.abstractIn the historical context, commercial and consumer activities have undergone constant transformations arising from the development of new techniques and technologies. Such transformations involve different ways of producing and consuming. From a barter economy, where products were exchanged among themselves, there is, in contemporary times, a production and consumption that involve canvases, the dynamics of time and social relations in liquid-modern society, as well as the behavior of consumers. From a brief evolutionary observation on trade and consumption relations in antiquity and contemporaneity, we sought to understand how our relationship with canvas has been and how they influence commerce, consumption and, mainly, on the social relationships at the present time. In addition, we sought to understand, in the virtual context, who we are as viewers, television and marketing subjects who participate in social and consumer relations. In order to achieve the proposed objectives, it was necessary to develop an interview, in online format, on social networks to better understand the new trade and consumption relations in contemporary times. In all, 52 people were interviewed who answered about the time they use social networks, how they are part of their personal relationships, how and how often they make purchases on the internet. The research in a primary source also made it possible to draw a social profile of the interviewees and also whether they are prone to lasting or disposable social relationships.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectComércio virtualpt_BR
dc.subjectVirtual commercept_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectSocial relationshipspt_BR
dc.titleComércio e consumo virtual na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeCommerce and Virtual Consumption in Contemporary Timespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cleps, Geisa Daise Gumiero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735044235864364pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Andrea Costa van Herk-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5429960737925655pt_BR
dc.contributor.referee2Bicalho, Beatriz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8183013916964005pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346603123366503pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo contexto histórico, as atividades comerciais e de consumo têm passado por constantes transformações advindas do desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias. Tais transformações envolvem diferentes formas de produzir e de consumir. De uma economia de escambo, onde os produtos eram trocados entre si, tem-se, na contemporaneidade, uma produção e um consumo que envolvem as telas, a dinâmica do tempo e das relações sociais na sociedade líquido-moderna, bem como o comportamento dos consumidores. A partir de uma breve observação evolutiva sobre as relações de comércio e do consumo na Antiguidade e na contemporaneidade, buscou-se entender como tem sido nossa relação com as telas e de que forma elas exercem influência no comércio, no consumo e, principalmente, nas relações sociais, particularmente, no momento atual. Além disso, procurou-se compreender, no contexto virtual, quem somos enquanto telespectadores, sujeitos televisivos, mercadológicos que participam das relações sociais e de consumo. Para que se alcançasse os objetivos propostos foi necessário desenvolver uma entrevista, no formato on-line, em redes sociais para compreender melhor as novas relações de comércio e de consumo na contemporaneidade. Ao todo, foram entrevistadas 52 pessoas que responderam sobre o tempo que utilizam as redes sociais, como estas fazem parte de seus relacionamentos pessoais, como e qual a periodicidade em que realizam compras pela internet. A pesquisa em fonte primária possibilitou, também, traçar um perfil social dos entrevistados e, ainda, se os mesmos estão propensos a relações sociais duradouras ou descartáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICApt_BR
dc.orcid.putcode118179110-
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ComércioConsumoVirtual.pdfTCC821.64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons