Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35911
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5917-5847
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As principais dificuldades enfrentadas pelos/as docentes de educação física no início da carreira: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Borges, Tayna Tamires Aparecida
Primeiro orientador: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Primeiro membro da banca: Lima, Solange Rodovalho
Segundo membro da banca: Marra, Sumaia Barbosa Franco
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos/as docentes no início de carreira, no âmbito da educação física, a partir de artigos publicados em periódicos específicos da área. A carreira docente recebe várias influências das vivências, experiências e formação dos/as professores/as, sendo assim, a investigação de como essas interferências atuam é importante para entender quais são as dificuldades presentes no cotidiano dos/as professores/as iniciando a docência. Foi realizado uma revisão bibliográfica considerando os anos de 2011 a 2021, visando levantar as perspectivas citadas pelos/as novos/as professores/as em relação a atividade profissional, assim como a relação entre as competências e habilidades desenvolvidas como professor/a e aquelas contempladas em seu processo formativo. Os resultados demonstraram que o/a docente está sujeito a dificuldades relacionadas a valorização do trabalho docente, faixa salarial, falta de conhecimentos para atuação na sala de aula, dificuldade com o comportamento dos/as estudantes, além de pouco contato com o ambiente escolar e determinadas temáticas escolares durante a formação inicial. Desse modo, conclui-se que a docência, seja no início da carreira ou após um dado tempo, carrega ao longo dos anos adversidades que precisam ser debatidas e evidenciadas para que sejam desenvolvidas estratégias que amenizem as lacunas existentes, e que possibilite um trabalho docente mais satisfatório pensando na qualidade de vida e bem-estar dos/as docentes, assim como no ensino aprendizagem dos/as estudantes no contexto escolar.
Abstract: This course conclusion work aimed to analyze the main difficulties faced by teachers at the beginning of their careers, in the scope of physical education, based on articles published in specific periodicals in the area. The teaching career receives several influences from the experiences, experiences and training of teachers, so the investigation of how these interferences act is important to understand what are the difficulties present in the daily lives of teachers starting teaching. A literature review was carried out considering the years 2011 to 2021, aiming to raise the perspectives cited by new teachers in relation to professional activity, as well as the relationship between the skills and abilities developed as a teacher and those contemplated in their training process. The results showed that the teacher is subject to difficulties related to the valuation of teaching work, salary range, lack of knowledge to work in the classroom, difficulty with the behavior of students, in addition to little contact with the school environment and certain school themes during initial training. In this way, it is concluded that teaching, whether at the beginning of the career or after a certain time, carries over the years adversities that need to be debated and evidenced so that strategies can be developed that alleviate the existing gaps, and that enable a teaching work more satisfactory considering the quality of life and well-being of the teachers, as well as the teaching and learning of students in the school context.
Palavras-chave: Saberes docentes
Formação docente
Formação inicial
Docência
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Tayna Tamires Aparecida. As principais dificuldades enfrentadas pelos/as docentes de educação física no início da carreira: uma revisão bibliográfica. 2022. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35911
Data de defesa: 17-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PrincipaisDificuldadesEnfrentadas.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.